• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 08:46:54 -03

    Cristiano Ronaldo vence a Bola de Ouro da France Football

    DO UOL

    12/12/2016 19h28

    Cristiano Ronaldo é o vencedor da Bola de Ouro 2016 da France Football. Nesta segunda-feira (12), no pleito da revista francesa, o craque português foi eleito o melhor jogador do mundo no ano.

    Lionel Messi e Antoine Griezmann completaram o pódio, respectivamente. Único brasileiro no páreo, Neymar ficou na quinta colocação, atrás também de Luis Suárez.

    Com o troféu em 2016, Ronaldo chega à sua quarta Bola de Ouro, deixando Cruyff, Platini e Van Basten para trás com três. Messi é o recordista com cinco.

    Angel Martinez/AFP
    Cristiano Ronaldo posa com o troféu Ballon d'Or France Football na sala de troféus do estádio do Real Madri, o Santiago Bernabéu; português venceu pela quarta vez
    Cristiano Ronaldo posa com a Bola de Ouro da "France Football"; português venceu pela quarta vez

    "Para mim, é uma grande honra receber a minha quarta Bola de Ouro. A emoção é de como se fosse a primeira vez. É um sonho realizado, de novo. Nunca pensei antes ganhar quatro vezes a Bola de Ouro. Estou muito satisfeito, muito feliz de ter a oportunidade. Quero agradecer meus colegas de equipe do Real. Todos os jogadores me ajudaram a conquistar esse prêmio individual", afirmou Ronaldo em vídeo gravado antes da viagem ao Japão para disputa do Mundial de Clubes.

    A Bola de Ouro é um dos troféus mais tradicionais do futebol.

    Entre 2010 e 2015, o prêmio foi entregue em parceria da France Football com a Fifa, mas neste ano a revista francesa e a entidade máxima voltam a premiar os melhores do mundo separadamente (entenda aqui as diferenças).

    Por sua vez, a Fifa irá determinar quem foi o melhor de 2016 no próximo 9 de janeiro. Os concorrentes são, além de Ronaldo, Messi e Griezmann.

    Ronaldo havia levado o troféu em 2008, antes da unificação, ainda quando atuava pelo Manchester United, e em 2013 e 2014.

    Para consagrar-se o Bola de Ouro neste ano, CR7 conquistou os dois principais campeonatos que participou: Liga dos Campeões pelo Real Madrid e a Eurocopa inédita por Portugal.

    O capitão português salientou a importância do título inédito.

    "Foi o melhor ano da minha carreira a nível coletivo e individual. Conquistar um título com Portugal era algo que faltava no meu currículo, foi um dos momentos mais importantes. Mas também ganhar a Champions com o Real", destacou.

    Vale lembrar que o colegiado que elege a Bola de Ouro é formado somente por jornalistas, à medida que o Melhor do Mundo da Fifa será eleito por votação popular e dos técnicos e capitães de seleções.

    *

    Confira o ranking da Bola de Ouro 2016

    1º - Cristiano Ronaldo
    2º - Lionel Messi
    3º - Antoine Griezmann
    4º - Luis Suárez
    5º - Neymar
    6º - Gareth Bale
    7º - Riyad Mahrez
    8º - Jamie Vardy
    9º - Gianluigi Buffon e Pepe
    11º - Pierre-Emerik Aubameyang
    12º - Rui Patricio
    13º Zlatan Ibrahimovic
    14º - Paul Pogba e Arturo Vidal
    16º - Robert Lewandowski
    17º - Toni Kroos, Luka Modric e Dimitri Payet

    Agüero, De Bruyne, Dybala, Godin, Higuain, Iniesta, Koke, Lloris, Müller, Neuer e Sergio Ramos são os 11 jogadores da lista de 30 que não receberam nenhum voto.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024