• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 00:52:30 -03

    Após vitória do Real, Modric e Zidane criticam sistema de vídeo no Mundial

    CHRIS GALLAGHER
    DA REUTERS

    15/12/2016 15h42

    Behrouz Mehri/AFP
    Real Madrid forward Cristiano Ronaldo (L) celebrates with his teammates after their second goal during the Club World Cup semi-final football match between Club America of Mexico and Real Madrid of Spain at Yokohama International stadium in Yokohama on December 15, 2016. / AFP PHOTO / Behrouz MEHRI
    Cristiano Ronaldo comemora o seu gol na vitória do Real Madrid na semifinal do Mundial de Clubes

    O novo sistema de verificação em vídeo da Fifa está tendo dificuldade para conquistar adeptos depois de ter criado polêmica na segunda partida consecutiva no Mundial de Clubes nesta quinta-feira (15).

    O Real Madrid chegou à final derrotando o América do México por 2 x 0, mas o sistema de revisão voltou a ser o assunto principal devido à consternação causada por um ataque de Cristiano Ronaldo já nos acréscimos.

    O gol pareceu ter sido anulado pelo árbitro paraguaio Enrique Cáceres, mas depois de consultar o fiscal de vídeo ele o considerou válido.

    "É um sistema novo, e não gosto muito dele. Acho que pode causar confusão e não nos foi explicado com muitos detalhes", disse o meio-campista Luka Modric, do Real.

    "Minha primeira impressão foi que não é um sistema muito bom."

    No dia anterior, o vídeo foi usado para conceder um pênalti pela primeira vez em uma competição a cargo da Fifa quando o time japonêsKashima Antlers derrotou o colombiano Atlético Nacional nas semifinais.

    O Kashima foi beneficiado quando o árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês) chamou a atenção do árbitro principal para uma infração de Orlando Berrio, do Atlético.

    A decisão, e o tempo que levou para se chegar a ela, provocaram revolta entre os torcedores. O técnico do Atlético, Reinaldo Rueda, disse que seu time foi "vítima desta inovação".

    A Fifa está utilizando a tecnologia em caráter experimental no Mundial de Clubes. Ela emprega um sistema de monitoramento localizado fora do campo para acompanhar a ação e alertar o árbitro para "erros claros em situações que alteram partidas", como gols, decisões de pênalti, cartões vermelhos e identificações equivocadas.

    Campeonatos de 12 países [entre eles o Brasil ] confirmaram que irão participar de um experimento de dois anos com o VAR.

    "Se você quiser minha impressão pessoal, ele pode causar confusão", disse o técnico do Real, Zinedine Zidane.

    "Não temos o poder de decidir. Se está decidido, temos que nos acostumar a ele".

    REAL MADRID NA FINAL

    Os gols do Real Madrid na partida desta quinta (15) foram marcados por Benzema, aos 46 min do primeiro tempo, e por Cristiano Ronaldo, aos 47 min do segundo tempo –no gol que gerou a segunda polêmica com o árbitro de vídeo.

    Foi o primeiro gol do atacante português, recém-eleito o Bola de Ouro 2016, num Mundial de Clubes pelo Real Madrid.

    Agora, o time espanhol enfrenta o Kashima Antlers (JAP), o primeiro time asiático a chegar a uma final do torneio.

    O confronto está marcado para o próximo domingo (18), em Yokohama, às 8h30 (de Brasília). Às 5h, Atlético Nacional x América do México disputam o terceiro lugar.

    Com informações da Redação

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024