• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 12:04:36 -03

    Baptista chega ao Palmeiras e diz que não mudará time campeão com Cuca

    DO UOL

    05/01/2017 15h10

    Reprodução/Vídeo
    Baptista revela papo com Cuca e diz que Palmeiras "não o pegou ao acaso
    Baptista revela papo com Cuca e diz que Palmeiras "não o pegou ao acaso"

    Eduardo Baptista foi apresentado nesta quinta-feira (5) como novo técnico do Palmeiras.

    O treinador de 46 anos agradeceu a confiança do clube por escolhê-lo como substituto de Cuca, disse ter estudado o elenco alviverde e rebateu dúvidas sobre estar preparado para comandar o atual campeão brasileiro.

    "É uma responsabilidade grande que assumo, me sinto preparado. O Palmeiras não me pegou ao acaso, aleatoriamente. Eu fui estudado, pensado. Estou aqui porque o Palmeiras acredita que estou preparado. Estou preparado hoje, amanhã, não. Tenho que estudar hoje à noite. Cada dia é uma preparação. Passei 30 dias estudando o Palmeiras", disse Baptista, na Academia de Futebol do clube.

    O treinador assume o time após a saída de Cuca, que deixou o clube logo depois do título brasileiro. Eduardo Baptista frisou que não pretende "modificar" o Palmeiras, mas "agregar" ao elenco.

    Para que o trabalho desenvolvido no ano passado tenha continuidade, Baptista revela que conversou com Cuca.

    "Assumir uma equipe campeã da maneira que foi, você não pode falar em mudança, transição. Vou agregar coisas. Lógico que cada um tem sua filosofia, o Cuca deixou muita coisa boa e eu tenho que agregar, somar a isso."

    Baptista adiantou que manterá o esquema tático 4-1-4-1. A dúvida é o substituto de Gabriel Jesus, que se transferiu para o Manchester City.

    "O esquema tático é o mesmo. O desenho é o mesmo. O ponto de partida será daí. O time vai ser estudado. Então precisamos criar variáveis para fugir da marcação".

    Eduardo Baptista é apresentado no Palmeiras

    Outras declarações de Eduardo Baptista em sua apresentação:

    A conversa com Cuca

    "O Cuca me deu um panorama da equipe. Informações boas, o dia a dia. Coisas interessantes, táticas. Coisas que ele estava pensando implantar, mas não deu tempo. Fiquei contente de receber. Foi muito bom mesmo".

    Estudos sobre o Palmeiras à exaustão

    "Passei esses últimos 30 dias estuando demais o Palmeiras. Assisti na íntegra em câmera aberta a todos os 38 jogos do Campeonato Brasileiro e mais três jogos do Paulista, onde o Palmeiras teve um momento difícil, para procurar entender o que foi feito."

    "E o grande mérito do Cuca foi rodar esse elenco, teve momentos em que o Palmeiras perdeu 3 ou 4 titulares do time base e a equipe continuou. Esses momentos que fizeram o Palmeiras campeão."

    Como substituir Gabriel Jesus?

    "Você falar em suprir o Gabriel é complicado, um menino que despontou como um vulcão. O Palmeiras tem elenco muito bom, com atacantes que podem jogar abertos ou por dentro, vamos ver essa equipe. Temos jogadores de talento, se vai contratar ou não, internamente a gente tem tratado isso. No momento certo a diretoria fala. Mas substituir o Gabriel é muito difícil. Você pode fazer um baita investimento, mas substituir é complicado."

    Elenco grande para encarar as competições

    "Entendo que o ano para o Palmeiras vai ser bastante puxado, se chegar em todas as finais são 80 jogos, tirando janeiro e dezembro sobram dez meses, dividindo dá oito jogos por mês, dois jogos por semana. Tem que ter elenco grande"

    Análise do sistema tático da era Cuca

    "O Dudu é versátil. Ele acabou bem fazendo uma função pelo lado. Acho importante no primeiro momento manter as posições. Com o tempo fazer algumas adaptações. No 4-1-4-1 ele pode jogar pelo lado. Ele tem força para marcar. Cabe a gente trabalhar"

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024