• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 00:04:15 -03

    Sem contrato com a Globo, CBF quer atrair rivais por direitos de TV

    SÉRGIO RANGEL
    DO RIO

    25/01/2017 02h00 - Atualizado às 22h43
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Pedro Martins/MoWa Press/Divulgação
    O técnico Tite durante o treino da seleção brasileira no Engenhão
    O técnico Tite durante o treino da seleção brasileira no Engenhão

    O jogo da seleção brasileira nesta quarta-feira (25) foi marcado para obter recursos para ajudar os familiares das 71 vítimas da queda do voo da Chapecoense, em novembro. A CBF também usará a partida contra a Colômbia, às 22h, para dar início ao leilão pela venda dos direitos dos amistosos do time nacional.

    A Folha apurou que o contrato de exclusividade com a Globo acabou no final do ano passado. Em nota, a emissora informa que negocia a renovação do acordo.

    As partidas de competição do Brasil –nas eliminatórias e na Copa de 2018– estão garantidas pela Globo, que tem acordo com a Fifa até o Mundial de 2022, no Qatar.

    Nesta quarta, a CBF oferecerá aos concorrentes da emissora uma "degustação" de olho numa proposta financeira maior. A entidade vai gerar as imagens da partida da seleção e distribuirá às TVs. Em jogos transmitidos com exclusividade pela Globo, a captação das imagens é feita pela emissora ou por produtoras contratadas por ela.

    Para o amistoso no Engenhão, a CBF pediu cerca de R$ 6 milhões à Globo, que não aceitou o valor para ter exclusividade. O dinheiro seria repassado aos parentes das vítimas. Essa é a quantia paga por partida no contrato válido até 2016. Pelo menos 20 emissoras solicitaram o sinal da partida desta noite, sem custos de exibição.

    A Record, que tem interesse de entrar no mercado da bola, abriu mão. Mas usará o seu canal fechado, a Record News, para exibir o jogo.

    Para montar a operação desta quarta, a confederação contratou uma das maiores empresas do país especializada em transmissões ao vivo, via satélite, ao custo de cerca de R$ 100 mil. Pelo menos 20 câmeras da produtora vão registrar as imagens dos jogadores comandados por Tite em ação no Engenhão.

    Neste ano, a seleção fará outros dois amistosos. Os jogos acontecerão na Austrália, em junho. Na ocasião, o time enfrentará os donos da casa. O jogo seguinte será com a Argentina, provavelmente em Melbourne.

    A seleção deverá disputar cerca de dez amistosos em 2018. Quatro deles serão realizados antes da disputa da Copa do Mundo da Rússia, que começa em 14 de junho.

    CORRUPÇÃO

    Casos de cobrança de propinas na venda de direitos de transmissão foram responsáveis pelo escândalo de corrupção, que prendeu uma série de cartolas da Fifa na América do Sul.

    Antecessor de Del Nero, José Maria Marin está preso nos EUA por integrar um esquema de propina na negociação de acordos de transmissão de torneios nas Américas do Sul, Central e do Norte.

    Del Nero e Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, também foram indiciados pelas autoridades dos EUA pelos mesmos crimes.

    NA TV
    Brasil x Colômbia
    22h Band, Globo, RedeTV!, Rede Vida, Record News, EI Maxx, SporTV, ESPN Brasil e Fox Sports

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024