• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 11:07:53 -03

    'Escolha de Renan é um mau sinal', diz Rubinho após deixar seleção de vôlei

    MARCELO QUAZ
    DE SÃO PAULO

    27/01/2017 02h00 - Atualizado às 10h37

    Fivb/Divulgação
    Rubinho, auxiliar técnico de Bernardinho, conversa com jogadores da seleção
    Rubinho, auxiliar-técnico de Bernardinho, ficou dez anos como assistente de Bernardinho

    Escolhido por Bernardinho como seu sucessor na seleção brasileira de vôlei masculino, Roberley Leonaldo, conhecido como Rubinho, 47, acabou sendo preterido pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), que acertou a contratação de Renan Dal Zotto.

    A escolha fez o ex-auxiliar de Bernardinho deixar a confederação após 20 anos. Em entrevista à Folha, ele critica a decisão da entidade. "Fui convidado a permanecer pelo Renan, tivemos uma boa reunião, mas, na verdade, eu não concordei com o processo [de mudança de técnico] e, se eu não concordo, acho que não devo ficar na seleção", afirmou Rubinho.

    À Folha, a CBV confirmou que "o nome do Rubinho sempre foi estudado e esteve entre as opções em todos os momentos". A entidade diz que optou por Renan.

    Três dias após o anúncio de sua saída, neste mês, Bernardinho disse que, em vez de Dal Zotto, o natural seria que o seu ex-assistente, Rubinho, assumisse o cargo. Segundo ele, era o nome ideal para dar "continuidade no trabalho".

    Seleção Masculina de Vôlei

    O ex-treinador nacional afirmou que criou expectativas em Rubinho sobre a sucessão. Desde o término da Olimpíada do Rio, na qual foi ouro, Bernardinho disse que precisava pensar se continuaria na seleção brasileira. Foi justamente essa expectativa de virar o treinador principal e a sua não concretização que fizeram com que Rubinho desistisse de ser o assistente de Renan Dal Zotto na nova comissão técnica.

    O ex-auxiliar afirma que a decisão da confederação não respeitou a preparação prevista pelo ex-comandante. Ele reclama que não houve "meritocracia" na escolha. "Isso não tem nada a ver com a pessoa do Renan, e é claro que eu não fiquei irritado por ter sido preterido, por quem decide isso na CBV ter resistido ao meu nome. A questão é que isso não é um bom sinal para o movimento do voleibol. Para os nossos técnicos, por exemplo, é um mau sinal", completou.

    O ex-assistente se refere ao fato de Renan Dal Zotto, que entre 2015 e 2016 foi dirigente na CBV, não treinar um time de vôlei há oito anos. "Se o meu nome é vetado, que escolhessem outro entre os técnicos", disse Rubinho.

    Para ele, o mais preparado para o cargo era o argentino Marcelo Mendez, que treina o Cruzeiro, de Minas Gerais. Em sua apresentação como novo técnico, Dal Zotto reconheceu que precisaria recuperar o tempo perdido longe das quadras como técnico, mas afirmou que isso não seria difícil para alguém que há 40 anos está envolvido com o vôlei.

    Renan foi campeão da Superliga em 2006, com o Florianópolis. Exerceu a função de técnico pela última vez em 2008, no Treviso, da Itália.

    FUTURO

    Rubinho afirma que não teve nenhum contato com a CBV desde o fim da Rio-2016, apenas com Bernardinho, e que seguia trabalhando focado na continuidade –até por achar que seria o próximo na linha sucessória.

    "Um ponto que me incomodou um pouco foi o fato de nos últimos quatro anos eu ter participado de tudo, até de reunião que nem precisava. Então, se eu tive tanta importância até agosto, agora não tenho mais?", afirmou.
    "Deveriam ter dito antes, como sempre foi, jogando aberto, limpo", completou.

    Fora da seleção brasileira, Rubinho aguarda o fim da temporada do vôlei no país, em maio, quando estará disponível no mercado. Ele diz que pretende treinar algum clube. De 2002 a 2013, esteve à frente da equipe masculina do São Bernardo.

    "Os planos que eu tinha para trabalhar com o Bernardo na seleção eu vou aplicar num clube", diz Rubinho.

    OUTRO LADO

    A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) não quis comentar as declarações de Rubinho, mas emitiu nota por meio de sua assessoria de imprensa.

    "O nome do Rubinho sempre foi estudado e esteve entre as opções em todos os momentos por ser um excelente treinador e um profissional muito respeitado, mas essa é uma prerrogativa da confederação, que optou pelo Renan Dal Zotto", diz a nota.

    O novo técnico anunciou nesta quarta (25) sua nova comissão. Para o lugar de Rubinho, chamou Marcelo Fronckowiak, que é técnico do Canoas. O próximo compromisso da seleção e o primeiro com os novos comandantes é a Liga Mundial, a partir de 2 de junho.

    -

    CONQUISTAS DE RUBINHO

    Como assistente de Bernardinho

    Jogos Olímpicos
    1x Ouro - Rio-2016
    2x Prata - Pequim-2008 / Londres-2012

    Liga Mundial
    4x Ouro -2006 / 07 / 09 / 10

    Campeonato Mundial
    2x Ouro - 2006 / 10

    Copa do Mundo
    1x Ouro - 2007

    Copa dos Campeões
    2x Ouro - 2009 / 13

    Pan-americano
    2x Ouro - Rio-2007 / Guadalajara-2011 (com técnico)

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024