• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 05:02:57 -03

    Campeonato Paulista 2017

    Com menos pretensões, Corinthians vê no Paulista melhor chance de título

    ALEX SABINO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
    GUILHERME SETO
    DE SÃO PAULO

    04/02/2017 02h00

    Marco Galvão/Fotoarena/Ag. O Globo
    Fabio Carille (dir.) passa instruções para Fagner em treino do Corinthians
    Fabio Carille (dir.) passa instruções para Fagner em treino do Corinthians

    Após anos em um ciclo vitorioso que envolveu conquistas ambiciosas como a Libertadores, o Mundial e o Brasileiro, o Corinthians vive momento crítico na política e nas finanças. Montou elenco com poucas contratações badaladas e, por isso, enxerga o Campeonato Paulista como prioridade na temporada depois de muito tempo. Neste sábado (4), às 17h (com pay-per-view), o time estreia na competição contra o São Bento, em Sorocaba.

    No mercado de transferências, o clube tenta um lance de destaque com a contratação do meia Jadson, que rescindiu contrato com o Tianjin Quanjian, da China.

    Até o momento, o Corinthians acumula reforços modestos: os atacantes Jô, Luidy e Kazim; os volantes Paulo Roberto, Fellipe Bastos e Gabriel; e o zagueiro Pablo. Além disso, o fracasso da negociação com o marfinense Didier Drogba, os tropeços nas tratativas (como o desconhecimento de Flávio Adauto, diretor de futebol, da existência do negócio) e uma desastrada carta pública sobre as conversas viraram motivo de chacota.

    Antes, o clube sondou técnicos como Guto Ferreira e Jair Ventura e recebeu respostas negativas. Só então decidiu efetivar o antigo auxiliar Fábio Carille, que já havia sido preterido no passado em favor da contratação de Oswaldo de Oliveira.

    As crises financeira e política do Corinthians explicam a dificuldade em montar um elenco competitivo para a temporada de 2017.

    Com as rendas de bilheteria destinadas para o fundo criado para pagar a dívida pela construção do estádio em Itaquera, faltou dinheiro para a contratação de jogadores de qualidade inconteste.

    Além disso, o presidente Roberto de Andrade, é alvo de processo de impeachment. O motivo para a abertura do pedido foi a presença de assinaturas do dirigente em atas de reuniões com a construtora Odebrecht sobre a Arena Corinthians com datas anteriores à sua eleição, em fevereiro de 2015.

    Roberto alega que os documentos só chegaram às suas mãos depois do pleito.

    Envolto nessas tensões, o técnico Carille recusa com veemência qualquer pecha de time "azarão".

    "[Somos] Favoritos. O Corinthians vai entrar forte, determinado, muito bem definido sobre o que fazer em campo. A pré-temporada nos dá esperança. As dificuldades vão acontecer, mas temos de ter sabedoria", diz o treinador corintiano.

    A equipe foi vice-campeão da Florida Cup na pré-temporada após derrota nos pênaltis para o rival São Paulo.

    Carille deve escalar o time de estreia contra o São Bento, neste sábado, com Cássio, Fagner, Balbuena, Pablo e Moisés; Gabriel, Giovanni Augusto, Camacho, Rodriguinho e Marlone; Jô.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024