• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 07:47:18 -03

    Sarah Menezes disputa primeiro grande evento em nova categoria

    DE SÃO PAULO

    11/02/2017 02h00

    Campeã olímpica nos Jogos de Londres-2012, Sarah Menezes começa o ciclo olímpico com uma reviravolta na carreira.

    No Grand Slam de Paris, neste sábado (11), ela disputa seu segundo torneio na categoria meio-leve (até 52 kg), uma acima da ligeiro (até 48 kg), na qual faturou o ouro olímpico há quase cinco anos.

    A decisão de "subir", como se diz na gíria dos judocas, foi tomada antes mesmo dos Jogos Olímpicos do Rio, quando Sarah caiu nas quartas de final e não chegou à fase de disputa de medalhas.

    "Será um ano de adaptação. O objetivo é ter bons resultados e me adaptar à nova realidade", disse a piauiense de 26 anos, que nos últimos anos apresentava dificuldade para se manter no peso.

    Paris será o primeiro grande evento no novo peso, mas não sua estreia nele. Sarah competiu no Aberto de Sófia, na Bulgária, no início do mês e parou nas oitavas de final.

    A primeira luta de Sarah, apenas 142ª no ranking mundial da categoria, na capital francesa será contra a húngara Reka Pupp. Outra brasileira na chave é Érika Miranda, número 3 do ranking e que esteve nos Jogos do Rio.

    Além de ambas e de Rafaela, outros quatro brasileiros lutam neste primeiro dia em Paris. No domingo (12), serão mais oito.

    O Grand Slam é também a primeira grande competição a ser verificada a mudança de regras.

    As lutas masculinas, que antes duravam cinco minutos, agora terão apenas quatro. Três punições eliminam diretamente um competidor –antes eram quatro. O yuko, que era a menor pontuação, foi eliminada. Agora, as duas únicas são o waza-ari e o ippon (maior pontuação).

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024