• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 08:24:25 -03

    Rio de Janeiro

    Juiz de Fora vai receber clássico da semifinal da Taça Guanabara

    SÉRGIO RANGEL
    DO RIO

    21/02/2017 10h22

    Sem a badalação do Carnaval, Juiz de Fora foi escolhida no final da noite desta segunda (20) para receber o clássico da semifinal da Taça Guanabara.

    Com a proibição judicial de realizar o jogo com as duas torcidas dentro do estádio no Rio, a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) optou pela cidade mineira para sediar a partida entre Flamengo e Vasco, na noite do próximo sábado (25), às 18h30.

    Juiz de Fora fica distante cerca de 180 quilômetros do Rio. De carro, o torcedor demora por volta de duas horas e trinta minutos da capital fluminense até a cidade da zona da mata mineira. O palco será o estádio Radialista Mario Helênio, que nunca recebeu um confronto entre os dois times. A arena tem capacidade para cerca de 30 mil torcedores.

    Marcello Dias-12.fev.2017/Futura Press/Folhapress
    Briga das torcidas de Botafogo e Flamengo antes de partida no Engenhão
    Briga das torcidas de Botafogo e Flamengo antes de partida no Engenhão

    Na sexta (17), o juiz Guilherme Schilling, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do Rio, determinou a realização dos clássicos cariocas apenas com a torcida do time mandante no estádio. Os clubes e a Ferj tentam cassar a liminar.

    Caso consigam derrubar a decisão judicial até esta quarta (22), o clássico será remarcado para o Engenhão. No dia 12, o torcedor botafoguense Diego Silva dos Santos, 28, foi morto nos arredores do Engenhão antes da partida com o Flamengo.

    Juiz de Fora foi a terceira opção dos dirigentes carioca. A primeira era Brasília, mas a Secretaria da Segurança não garantiu o policiamento no estádio durante o Carnaval. Manaus também foi estudada, mas por causa da distância foi arquivada.

    CARNAVAL JÁ DEFINIDO

    Já Juiz de Fora venceu pela proximidade com o Rio e por ter garantido efetivo de segurança para o jogo. A cidade não tem a tradição de fazer um Carnaval popular, o que ajuda na montagem de um policiamento especial para a partida da Taça Guanabara.

    O desfile das escolas de samba de lá foi realizado no último final de semana. Nesta segunda (20), a Real Grandeza foi anunciada campeã. De acordo com a programação do Carnaval da cidade, apenas dois blocos vão desfilar no sábado pela cidade.

    Os clubes cariocas são os mais populares em Juiz de Fora. Por causa da partida, o Tupi, clube local, antecipou a sua partida contra o URT, pelo Campeonato Mineiro. O jogo vai acontecer às 11h. Inicialmente, seria às 16h no mesmo estádio. A outra semifinal da Taça Guanabara foi marcada para Volta Redonda –às 16h30, o Fluminense enfrenta o Madureira.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024