• Esporte

    Friday, 03-May-2024 03:34:25 -03

    Campeonato Paulista 2017

    TJD suspende cartão amarelo equivocado dado a corintiano

    LUIZ COSENZO
    DE SÃO PAULO

    23/02/2017 12h47 - Atualizado às 14h45

    Expulso erroneamente no clássico contra o Palmeiras, o volante Gabriel, do Corinthians, foi liberado pelo TDJ/SP (Tribunal de Justiça Desportiva) para atuar diante do Mirassol, no sábado (25), às 19h30, fora de casa, pela sexta rodada do Campeonato Paulista.

    O jogador foi liberado após João Zanforlin, advogado do Corinthians, entrar com pedido para o TJD analisar o caso. Assim, Antonio Olim, presidente do órgão, emitiu despacho nesta quinta-feira (23) suspendendo a aplicação da penalidade do cartão.

    Gabriel foi expulso erroneamente aos 45 minutos do primeiro tempo pelo árbitro Thiago Duarte Peixoto. O juiz considerou que o volante, que já tinha cartão amarelo, tivesse feito a falta no atacante Keno, do Palmeiras. A infração, porém, foi cometida por Maycon.

    Na acusação, Olim classifica o erro de Thiago Duarte Peixoto de "inconteste" e falha "grotesca".

    No início da madrugada de quarta-feira, logo após a partida, Peixoto, não assumiu o erro em relato na súmula. Ele escreveu que Gabriel foi "expulso por ter sido advertido anteriormente com cartão amarelo por segurar seu adversário de número 27, o sr. Marcos da Silva França [Keno], impedindo um ataque promissor na disputa da bola".

    Pouco depois, o árbitro admitiu em um pronunciamento o equívoco e pediu que o erro não acabasse com a sua carreira. "Quando levantei a cabeça o Gabriel estava na minha frente e erroneamente o expulsei. Foi um equívoco em um lance pontual e assumo o meu erro. Após a partida, tive um feedback da comissão de arbitragem", disse Peixoto.

    Já nesta quinta-feira, o árbitro retificou a súmula e admitiu a falha na expulsão do volante Gabriel. "Após a partida, em análise de vídeo, constatei que o atleta a ser advertido, por cartão amarelo, por segurar seu adversario impedindo um ataque promissor, é o atleta de nº 30, sr. Maycon de Andrade Barberan, da equipe S. C. Corinthians, e não o atleta de nº 05, sr. Gabriel Girotto Franco, da equipe S. C. Corinthians, que recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso", escreveu.

    Ele deve ser julgado pelo TJD e pode ser suspenso.

    Mesmo com um jogador a menos durante o segundo tempo, o Corinthians venceu o seu rival por 1 a 0.

    Reprodução
    Súmula da partida entre Corinthians e Palmeiras
    Súmula retificada da partida entre Corinthians e Palmeiras

    VITOR HUGO

    O zagueiro Vitor Hugo, do Palmeiras, deverá ser julgado pelo TJD pela cotovelada que desferiu em Pablo, do Corinthians, no final do segundo tempo da partida. O procurador geral do TJD, Wilson Marqueti Júnior, afirmou que pediu as imagens da partida para analisar o lance. O jogador não foi punido pelo árbitro com cartão. O lance também não foi citado na súmula.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024