• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 07:37:34 -03

    Copa Libertadores

    Calendário vira novo obstáculo na Libertadores para times brasileiros

    LUIZ COSENZO
    DE SÃO PAULO

    07/03/2017 02h00

    As longas viagens e o clima hostil nos jogos fora de casa sempre foram apontados como obstáculos para o sucesso dos times brasileiros na Libertadores. Mas, neste ano, um novo empecilho ameaça as oito equipes do país no torneio: o calendário.

    Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Chapecoense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos terão de disputar simultaneamente à Libertadores os Estaduais, o Brasileiro e a Copa do Brasil.

    A fase de grupos, a primeira para a maioria dos clubes brasileiros, começa nesta terça-feira (7) e só daqui a quase nove meses será conhecido o campeão do torneio.

    LIBERTADORES 2017 Fase de grupos começa nesta terça-feira (7)

    Até o ano passado, a Libertadores tomava apenas o primeira metade da temporada. É por causa do alongamento do calendário que os times mexicanos, pela primeira vez desde 1997, não participam da competição.

    Com isso, cresce ainda mais a necessidade dos clubes montarem elencos diversificados e numerosos, para dar conta da maratona de jogos até 29 de novembro, quando acontece o segundo jogo da final da Libertadores.

    "Antes, o mata-mata era realizado em dois, três meses. Com isso, muitos times foram campeões pelo bom momento que viviam na época. Agora, no meu entender, o campeão vai ser o time que tiver mais regularidade durante o ano", disse o treinador do Palmeiras, Eduardo Baptista.

    LIBERTADORES 2017 - Grupos do campeonato

    Campeão brasileiro, o clube alviverde é um dos favoritos ao título, principalmente pelos altos valores gastos em contratações de jogadores que se destacaram no torneio recentemente -Borja e Guerra, campeões com o Atlético Nacional no ano passado, custaram R$ 43 milhões.

    E é nas fases finais da competição sul-americana, em que o Palmeiras almeja chegar, que a maratona de jogos dos clubes tende a se agravar. A penúltima rodada do Brasileiro, por exemplo, será entre os jogos de ida e volta da final da Libertadores.

    "Na fase final, a logística da Libertadores pode atrapalhar, já que você pode fazer uma viagem longa e que desgasta o seu elenco. Afeta a parte técnica, e, na sequência, tem que disputar uma partida pelo Brasileiro", afirmou Eduardo Maluf, diretor de futebol do Atlético-MG.

    Outro fator ao qual os clubes terão que se adaptar -e não apenas os brasileiros- é a janela de transferência.

    "Antes colocávamos no contrato que só liberaríamos o jogador após a disputa da Libertadores. Agora fica mais difícil porque a Libertadores é disputada o ano inteiro", disse Rui Costa, diretor executivo da Chapecoense.

    O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, concorda que neste ano as dificuldades são maiores, mas vê coincidências entre o torneio atual e o único conquistado pelo clube rubro-negro.

    "Em 1981, em menos de um mês, conquistamos o título do Estadual, a Libertadores e o Mundial de Clubes."

    TUDO PELA AUDIÊNCIA

    O inchaço de brasileiros -de seis para oito participantes- tem uma explicação: a Conmebol pretende negociar a partir de 2018 o novo contrato de direitos de transmissão do seu principal torneio continental e a entidade acredita que em nenhum outro mercado poderá obter retorno maior do que no Brasil.

    Historicamente, a Libertadores tem forte apelo de público e audiência na televisão nacional, mas retorno financeiro pífio para os clubes.

    Isso se deve ao contrato de TV negociado por gestões anteriores da confederação sul-americana. Os acordos tiveram intermediação da Traffic e da Tyc Sports, empresas acusadas pela Justiça dos EUA de pagarem suborno para dirigentes sul-americanos, entre eles os ex-presidentes da Conmebol Juan Angel Napout, Eugenio Figueredo e Nicolas Leoz, que estão presos.

    A Fox é a detentora dos direitos em todo o continente americano. No Brasil, eles são sublicenciados para a Globo.

    BRASILEIROS NO TORNEIO

    Atlético Mineiro
    Fundação: 25.mar.1908
    Melhor participação: Campeão-2013
    1º jogo: 8.mar - Visita o Godoy Cruz

    "Na reta final, a logística da Libertadores pode atrapalhar, já que você pode fazer uma viagem longa e que desgasta o seu elenco"
    Eduardo Maluf, Diretor de futebol do Atlético-MG

    Bruno Cantini - 23.jun.2010/Divulgação
    Apresentado o novo diretor de futebol do Atlético Eduardo Maluf pelo presidente Alexandre Kalil na Cidade do Galo 23.06.2010 - Foto: Bruno Cantini
    Eduardo Maluf, diretor de futebol do Atlético-MG

    Botafogo
    Fundação: 12.ago.1904
    Melhor participação: Semifinalista-1963
    1º jogo: 14.mar - Recebe o Estudiantes

    "É difícil analisar porque é uma situação nova. Temos o Brasileiro, que é muito difícil, e a Copa do Brasil simultaneamente. Vai ser difícil priorizar um torneio"
    Jair Ventura, Treinador

    Vitor Silva/SSPress/Botafogo
    Jair Ventura. Botafogo x Cruzeiro pela Copa do Brasil na Arena Botafogo. 01 de Setembro de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto:Vitor Silva/SSPress/Botafogo.
    Jair Ventura, técnico do Botafogo

    Flamengo
    Fundação: 15.nov.1895
    Melhor participação: Campeão-1981
    1º jogo: 8.mar - Recebe o San Lorenzo

    "A pressão vai aumentar cinco, seis vezes, em virtude da sequência de decisões. A missão será muito mais difícil, mas será interessante"
    Eduardo Bandeira de Mello, Presidente do Flamengo

    Fábio Borges - 15.mai.2014/Divulgação/Vipcomm
    03/12/2012 Legenda: Eduardo Bandeira de Mello, presidente eleito do Flamengo para o triênio 2013-2015 Crédito: Fábio Borges/VIPCOMM
    Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo

    Palmeiras
    Fundação: 26.ago.1914
    Melhor participação: Campeão-1999
    1º jogo: 8.mar - Visita o Atlético Tucumán

    "Antes, o mata-mata era realizado em dois, três meses. Agora, no meu entender, o campeão vai ser o time que tiver mais regularidade no ano"
    Eduardo Baptista, Treinador

    Jorge Araujo/Folhapress
    SAO PAULO SP Brasil 09 02 2017 ESPECIAL Entrevista exclusiva com o tecnico do Palmeiras Eduardo Baptista no CT da Barra Funda.ESPORTE ESPECIAL. Jorge Araujo Folhapress 703 ORG XMIT: XX
    Eduardo Baptista, técnico do Palmeiras

    Chapecoense
    Fundação: 10.mai.1973
    Melhor participação: Estreante
    1º jogo: 7.mar - Visita o Zulia

    "Antes, colocávamos no contrato que só liberaríamos o jogador após a Libertadores. Agora, fica mais difícil porque a ela é disputada o ano inteiro"
    Rui Costa, Diretor executivo da Chapecoense

    Adriano Vizoni/Folhapress
    CHAPECO - SC - BR, 24-01-2017, 16h20: CHAPECOENSE. Retrato do diretor de futebol do time da Chapecoense Rui Costa na Arena Conda. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, ESPORTES) ***EXCLUSIVO FSP***
    Rui Costa, diretor da Chapecoense

    Grêmio
    Fundação: 15.set.1903
    Melhor participação: Bicampeão-1983/1995
    1º jogo: 9.mar - Visita o Zamora

    "Será muito difícil um time conseguir brigar pelo título das três competições. O calendário tem que ser bem administrado"
    Odorico Roman, Vice-presidente de futebol do Grêmio

    Santos
    Fundação: 14.abr.1912
    Melhor participação: Tricampeão-1962/1963/2011
    1º jogo: 9.mar - Visita o Sporting Cristal

    "Não estamos adaptados a jogar, porém, temos que fazer uma leitura rápida e tentarmos minimizar os efeitos do calendário"
    Dorival Júnior, Treinador

    Ivan Storti/Divulgacao/Santos FC
    Dorival Junior durante trino do Santos FC. no CT Rei Pele, em Santos. (Foto: Ivan Storti/Divulgacao/Santos FC)
    Dorival Junior durante treino do Santos

    Atlético Paranaense
    Fundação: 26.mar.1924
    Melhor participação: Finalista em 2005
    1º jogo: 7.mar - Recebe a Universidad Catolica

    "Se por um lado os jogos e as fases ficam mais espaçadas, com mais tempo para recuperarmos os jogadores, por outro perde-se um pouco o time da competição"
    Paulo Autuori, Treinador

    Rubens Cavallari/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL. 26-11-2016. 21h15min24s. Corinthians e Atletico Paranaense pela 37ªrodada da serie A do Campeonato Brasileiro 2016 na Arena Corinthians. o tecxnico Paulo Autuori. (foto: Rubens Cavallari/Folhapress, VENCER, **** EDICAO NORMAL****). ***EXCLUSIVO AGORA***EMBARGADA PARA VEICULOS ON LINE***UOL E FOLHA.COM E FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA SÃO PAULO***f: 3224-2169, 3224-3342. *filename:ed-14619-F76U4276.JPG-CAMPEONATO BRASILEIRO 2016 - CORITNHIANS E ATLETICO PRPARANAENSE-enviar005.jpg* (TRAX NUMBER: 00137853A) ORG XMIT: ed-14619-F76U4276.JPG-CAMPEONATO BRASILEIRO 2016 - CORITNHIANS E ATLETICO PRPARANAENSE-enviar005.jpg
    Paulo Autuori, técnico do Atlético-PR
    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024