• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 16:17:13 -03

    Justiça do Rio determina que Rio-2016 faça reparo no complexo do Maracanã

    DE SÃO PAULO

    07/03/2017 13h20

    Nacho Doce/Reuters
    An aerial view of Maracana Stadium, which was used for the Opening and Closing ceremonies of the Rio 2016 Olympic Games, shows the turf being dry, worn and filled with ruts and holes, in Rio de Janeiro, Brazil January 12, 2017. Picture taken on January 12, 2017.
    Vista aérea do Maracanã em janeiro de 2017

    A Justiça do Rio determinou que o Comitê Organizador dos Jogos do Rio faça reparos no Maracanã e no Maracanãzinho, instalações que receberam cerimônias de abertura, encerramento e partidas de futebol e vôlei no evento esportivo.

    A juíza Maria Paula Gouvea Galhardo, da 4ª Vara da Fazendo Pública da Capital, decidiu que a entidade tem um prazo de 30 dias para cumprir a determinação. Se não o fizer, está sujeito a pena de multa diária de R$ 100 mil.

    A ação contra o comitê foi movida pelo governo do Estado do Rio, que afirmou que as arenas foram cedidas por nove meses para a realização da Olimpíada, mas que ao serem devolvidas estavam em condições piores.

    No processo, o governo também cobrava o pagamento de contas de água e luz vencidas e não acertadas enquanto as arenas ficaram sob responsabilidade do comitê.

    Porém, a juíza disse que não estava evidente que as dívidas eram relativas ao período de cessão aos organizadores dos Jogos Olímpicos.

    O Comitê Rio-2016 deverá, em prazo de 15 dias a contar da intimação, demonstrar prova em juízo das medidas para concretizar a decisão.

    Durante a Olimpíada, o Maracanã recebeu as cerimônias de abertura e encerramento –a exemplo do que ocorreu na Paraolimpíada– e as semifinais e finais do futebol. O estádio só deverá ser reaberto em abril e sua licitação tem sido alvo de sucessivos fracassos.

    Já o Maracanãzinho recebeu toda a competição do vôlei masculino, no qual o Brasil obteve o ouro, e feminino.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024