• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 05:11:33 -03

    Campeonato Paulista 2017

    Vice-campeão paulista, Audax pode ser rebaixado no sábado após desmanche

    EDUARDO RODRIGUES
    LUIZ COSENZO
    DE SÃO PAULO

    25/03/2017 02h00

    Fabio Vieira/FotoRua/Agência O Globo
    Jogadores do Audax (de branco) lamentam gol do São Bento em partida pelo Paulista
    Jogadores do Audax (de branco) lamentam gol do São Bento em partida pelo Paulista

    De vice-campeão paulista em 2016 à beira do rebaixamento para a Série A2 do Estadual. Em menos de um ano, o Audax viu seu futebol envolvente de troca de passes ser neutralizado pelos rivais e a afirmação na elite ser colocada em xeque.

    O rebaixamento pode ser concretizado ainda neste sábado (25), quando a equipe comandada por Fernando Diniz enfrenta o Palmeiras, às 16h, no Allianz Parque, pela 11ª rodada do Paulista.

    Com oito pontos, último na classificação geral, o time de Osasco cai se perder e outros três resultados acontecerem: a Ferroviária vencer o Ituano em Araraquara, o São Bernardo ganhar do Linense em Lins e o Santo André empatar com o Santos no ABC. Se uma dessas combinações não acontecer, o clube ainda pode ser rebaixado no domingo (26) caso o São Bento vença a Ponte Preta em Sorocaba.

    A verdade é que o elenco que hoje beira o descenso é bem diferente daquele derrotado na final contra o Santos.

    Dos 28 atletas inscritos no Paulista do ano passado apenas seis permaneceram: o goleiro Felipe Alves; os zagueiros André Castro, Felipe Diadema e Velicka; o volante Francis; e o atacante Ytalo. Desses, apenas André Castro, Velicka e Ytalo terminaram 2016 como titulares do time.

    A estratégia da diretoria para manter o elenco não funcionou. A ideia era que a possibilidade de disputar a Série B do Brasileiro pelo Oeste, com quem o Audax fechou uma parceria, fizesse os jogadores continuarem no clube.

    O resultado foi pior que o esperado. Os atletas não ficaram, o Oeste brigou até a última rodada para não ser rebaixado para a Série C e não houve investimento no próprio Audax, que foi eliminado ainda na primeira fase da Série D do Nacional.

    "Foi um erro que cometemos. Teríamos que manter o máximo de atletas e brigar pelo acesso para termos uma vida própria", afirmou o diretor de futebol Nei Teixeira.

    O fracasso no Paulista, segundo a avaliação do clube, é culpa também do sucesso do time no ano passado.

    A boa campanha fez os rivais estudarem mais a estratégia do técnico Fernando Diniz, que manteve a filosofia de valorizar a posse de bola. O resultado é que em dez jogos o time tem duas vitórias, dois empates e seis derrotas.

    "Depois de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, passamos a ser o time mais visado. Estudam o nosso estilo de jogo e querem ganhar da gente. A nossa equipe também não encaixou como no ano passado", disse Teixeira, que também reclama dos cinco pênaltis marcados contra a equipe no Paulista.

    "A arbitragem prejudicou muito. Tivemos pênaltis contra que não existiram e isso interfere em um campeonato tão parelho", afirmou.

    Os desfalques também pesaram para a má campanha. Nas últimas três rodadas, por exemplo, Diniz não pôde contar com o meia Pedro Carmona, 28, com uma inflamação nos dois pés -continua fora no jogo deste sábado.

    Ele é o principal jogador do esquema de Fernando Diniz, responsável pela saída de bola. Em 2016, a função era de Tchê Tchê, hoje no Palmeiras.

    "Temos a consciência de que seria muito difícil repetir o ano passado, mas não esperávamos estar nesta situação. Gastamos mais, já que valorizamos os jogadores e a comissão técnica", disse Gustavo Teixeira, diretor do clube e filho de Mário Teixeira, proprietário da equipe.

    NA TV
    Palmeiras x Audax
    16h Pay-per-view

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024