• Esporte

    Wednesday, 15-Jan-2025 01:52:14 -03

    Clube escocês da primeira divisão fatura alto com a morte

    ALEX SABINO
    DE SÃO PAULO

    26/03/2017 02h00

    Divulgação
    O estádio Mcdiarmid park, vizinho ao crematório de Perth, na Escócia, é a casa do st.Johnstone desde 1989
    O McDiarmid Park, vizinho ao crematório de perth, na Escócia, é a casa do St. Johnstone desde 1989

    O St. Johnstone Football Club, como o próprio nome sugere, é um clube de futebol. Mas a segunda principal renda da agremiação não é a venda de ingressos para os jogos da 1ª divisão do Campeonato Escocês ou os atletas negociados com equipes maiores. É o único time de um torneio de elite do futebol europeu que lucra com a morte.

    "Somos o local mais popular da região para funerais. O mundo está em crise e os clubes pequenos como o nosso precisam encontrar qualquer fonte de receita", explica o diretor executivo Peter Loudon.

    Receber as cerimônias é o cartão de visitas do estádio McDiarmid Park, em Perth.

    No ano fiscal do Reino Unido, que terminou em maio de 2016, o St. Johnstone embolsou 766 mil libras com o serviço (R$ 2,9 milhões).

    Representa 26% de tudo o que arrecadou no período, contando negociação de jogadores, ingressos, patrocinadores e produtos licenciados. A maior renda foi os direitos de televisionamento: 1,2 milhão de libras (R$ 4,7 milhões). A segunda mais significativa fonte de dinheiro do clube foi os funerais.

    A popularidade é tão grande que, em um dia "bom", acontecem seis cerimônias.

    "Às vezes não chegamos a tanto, mas sempre temos pelo menos duas", diz Loudon.

    Datas de jogos da equipe profissional do St. Johnstone no Campeonato Escocês podem ser problema. Por incompatibilidade dos eventos, o clube não aceita funerais quando acontecem rodadas.

    O estádio é popular por ser vizinho ao crematório de Perth, o mais utilizado do país. O clube percebeu a oportunidade e abriu as portas para receber os eventos, oferecendo estacionamento gratuito. Cabem mil carros. A facilidade impulsionou o interesse no McDiarmid Park.

    "O dinheiro gerado no estádio pela estrutura que não está relacionada ao futebol é fundamental para o bem estar financeiro do St. Johnstone. Não temos nenhuma vergonha disso", completa o dirigente.

    SEM GLÓRIAS

    Apesar de antigo, o St Johnstone não é conhecido pelos títulos. Fundado em 1884, o clube conquistou seu único título de expressão em 2014, quando foi campeão da Copa da Escócia. A equipe vive o melhor momento de sua história e há cinco anos consegue terminar entre os seis melhores na classificação. Atualmente, está em quarto.

    Inaugurado em 1989, o McDiarmid Park tem capacidade para 10.696 pessoas e foi o primeiro estádio no Reino Unido construído para que todos os torcedores permanecessem sentados. Antes disso, Clydebank e Aberdeen adaptaram suas arenas, que já existiam, para evitar que o público ficasse em pé. Isso se tornou obrigatório (entre times da primeira divisão) na Grã-Bretanha em 1994.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025