• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 07:18:12 -03
    BBC

    Mantendo vivos a marca e o legado de Ayrton Senna

    DANIEL GALLAS
    DA BBC

    01/05/2017 18h06

    BBC
    The coding class is courtesy of the Ayrton Senna Foundation
    Sala de aula do Instituto Ayrton Senna

    Vinte e três anos depois de sua morte, o nome do antigo campeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna vale quase tanto quanto na época em que ele era vivo e —está fazendo diferença em seu pais natal, o Brasil.

    Em uma tarde de sexta-feira, crianças por volta dos 12 anos de idade estão reunidas no laboratório de computação de uma escola pública em Itatiba, uma cidadezinha a cerca de uma hora de distância de São Paulo.

    As aulas da semana já se encerraram, mas os alunos optaram por ficar na escola para atividades extracurriculares.

    Estão aprendendo a usar o Scratch, um software desenvolvido por especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) com o objetivo de ensinar a garotada a escrever códigos de software.

    A maioria das escolas públicas brasileiras não inclui códigos de software em seu currículo. Na verdade, a maioria das escolas do país enfrenta dificuldades para ensinar o básico, como matemática e português, aos alunos, e o Brasil está entre os países de pior classificação mundial nos exames comparativos de desempenho escolar.

    Os estudantes e dirigentes da escola de Itatiba têm pouco interesse em Fórmula 1. Mas boa parte do que está acontecendo na sala de aula é parte do legado do lendário piloto Ayrton Senna, morto em um trágico acidente no Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, em 1994.

    BBC
    "We're an NGO with a sports branding company inside it," says Ayrton's niece Bianca Senna
    A sobrinha de Ayrton Senna, Bianca Senna

    UM PROJETO DA FAMÍLIA SENNA

    As aulas de software são um projeto conduzido pela Fundação Ayrton Senna, uma organização não governamental (ONG) fundada por Vivianne Senna, a irmã de Ayrton, poucos meses depois que ele morreu.

    A maior parte do dinheiro da fundação vem da gestão da marca e do legado de Senna.

    A marca Ayrton Senna continua a ser uma das mais valiosas no mercado mundial.

    Nos últimos cinco anos, a fundação obteve 1 bilhão de reais em verbas para a ONG.

    E tudo isso é controlado pela família Senna. Vivianne é a presidente da fundação, e sua filha Bianca comanda a área de branding.

    A fundação usa o dinheiro que arrecada para bancar ambiciosos projetos educacionais, que representam sua principal atividade atual.

    "As empresas costumam ter divisões filantrópicas que ajudam a sociedade com projetos sociais. Nosso caso é o oposto. Somos a única ONG que conheço que tem uma empresa de branding esportivo como parte de sua estrutura", diz Bianca.

    BBC
    The foundation aims for low-cost solutions that can work in many schools, says Viviane Senna
    Presidente da fundação e irmã de Ayrton Senna, Viviane Senna

    AINDA ATRATIVO

    O nome de Ayrton Senna continua a ser uma mina de ouro em termos de marketing.

    Os mercados mais fortes para produtos com a marca Senna são o Brasil, Reino Unido e Itália.

    Uma pesquisa conduzida em 2015 pelo Boston Consulting Group sugere que Senna está em posição semelhante à do superastro do tênis Roger Federer e à da lenda do basquete Michael Jordan em termos de potencial de endosso de produtos.

    Outra pesquisa, sobre atletas brasileiros que disputaram a olimpíada do Rio de Janeiro no ano passado - muitos dos quais jovens demais para ter visto uma corrida de Senna - o apontou como sua maior fonte de inspiração, acima de ídolos atuais e do passado como Neymar e Pelé.

    A fundação faz o seu melhor para explorar plenamente esse potencial de marketing, licenciando centenas de produtos que portam o nome e imagem de Senna.

    A organização trabalha com dois tipos de consumidores. O primeiro é formado pelos fãs da Fórmula 1, que compram produtos como livros, DVDs, capacetes e objetos colecionáveis.

    E há os produtos dirigidos ao público mais amplo, que pode não curtir corridas de automóveis mas gosta de Senna, de seu carisma e dos valores que ele representa - brinquedos e quadrinhos para crianças e uma linha de alimentos com produtos como ketchup, mostarda e maionese.

    BBC
    Senna's name is also used for a range of foodstuffs including mustard, mayonnaise and ketchup
    Produtos alimentícios levam o nome da marca de Ayrton Senna

    MARCA INCOMPARÁVEL

    O especialista em marketing Marcos Machado, da consultoria TopBrands, diz que a morte trágica de Senna no auge da carreira cristalizou sua imagem como vencedor aos olhos do público.

    A maioria dos astros do esporte termina perdendo os atrativos quando envelhece e abandona as competições. Alguns deles causam perda de valor para suas marcas por se envolverem em escândalos - Ryan Lochte e Tiger Woods são dois exemplos.

    "Se você considerar Senna como marca, não creio que ele tenha muitos competidores", diz Machado.

    Um dos pontos fortes da marca é que virtualmente todo o dinheiro obtido com os contratos de licenciamento é usado para fins assistenciais.

    A educação é a atividade central da fundação. Ao longo das duas últimas décadas, ela se tornou uma das maiores ONGs do Brasil e ajudou 1,9 milhão de crianças, além de treinar 60 mil professores por ano.

    A organização investe pesadamente no desenvolvimento do que Vivianne Senna define como "vacinas" - soluções inteligentes que podem ser aplicadas a muitas escolas, e com baixo custo.

    BBC
    Keeping interest in Ayrton Senna's name is likely to get harder as the years go by
    Fundação Ayrton Senna, no interior de São Paulo

    CAPACITAÇÕES SOCIAIS E EMOCIONAIS

    No ano passado, a organização conquistou um de seus maiores sucessos, no Colégio Chico Anysio, uma escola pública para estudantes de baixa renda no Rio de Janeiro.

    O instituto reorganizou o currículo, e começou a educar os alunos quanto a capacitações sociais e emocionais como a resiliência, disciplina e determinação, em lugar de se concentrar apenas nas matérias tradicionais, como matemática e ciências. A organização desenvolveu até indicadores especiais para identificar essas capacitações.

    E no exame nacional de estudantes brasileiros, o Colégio Chico Anysio conquistou o quinto lugar entre as escolas com alunos de sua categoria de renda.

    Este ano, o instituto está aplicando a mesma "vacina" a outras 20 escolas no sul do Brasil.

    Mas seu trabalho não deixa de atrair críticas.

    Os sindicatos de professores se queixam de que capacitações sociais e emocionais são traços de personalidade - e não capacitações passíveis de medida -, e de que a fundação vê as escolas e os professores de uma maneira demasiado empresarial.

    Vivianne Senna discorda.

    "Se alguém do século 19 visitasse a nossa época, não veria diferença alguma nas salas de aula. Mas o resto do mundo passou por uma revolução tecnológica e científica", ela diz.

    "Não se trata apenas de dar tablets e celulares aos estudantes, mas sim de lhes dar capacitações sociais e emocionais que permitam que enfrentem o nosso mundo", acrescenta.

    BBC
     World champion three times - in 1988, 1990 and 1991 161 grand prix starts 41 wins 65 pole positions First race - 1984 Brazilian GP First win - 1985 Portugese GP Last win - 1993 Australian GP Last race - 1994 San Marino GP
    Ayrton Senna posa para foto sobre carro da Fórmula-1

    BATALHA DIFÍCIL

    A despeito de alguns sucessos, o nível de educação brasileiro vem decaindo no ranking mundial do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), nos últimos anos.

    O Brasil tem 50 milhões de crianças em idade escolar, entre os seis e os 16 anos. Apenas 20% delas concluem o segundo grau. Todas as demais são perdidas ao longo do caminho.

    O futuro está repleto de desafios para a fundação. Todo o trabalho que ela faz depende de aprovação de governos estaduais e municipais, mas as finanças públicas brasileiras estão em colapso por causa da recessão.

    No campo do branding, a fundação precisa manter vivo o interesse no nome de Senna, o que deve se tornar mais difícil, com o passar dos anos.

    "A fundação fez um trabalho excelente. E o interesse por Senna pode ser sustentado, mas não para sempre", diz Machado.

    "Temos de ser realistas. Um dia Senna será mais uma memória distante do que um ídolo real, para as gerações mais jovens. O nome dele pode ser mantido vivo, mas não para sempre", ele acrescenta.

    Nas pistas, Senna ganhou fama como piloto capaz de realizar coisas aparentemente impossíveis. A fundação que hoje leva seu nome está tentando manter vivo esse legado.

    BBC
    Senna is still a beloved figure in Brazil
    Ayrton Senna se emociona em comemoração de vitória na Fórmula 1

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024