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    Arena Corinthians loteia camarotes encalhados e vende vagas a R$ 320

    ALEX SABINO
    GUILHERME SETO
    DE SÃO PAULO

    10/05/2017 02h00 - Atualizado às 15h47

    Com problemas para alugar os camarotes de seu estádio, o Corinthians vendeu ingressos individuais para o setor nas semifinais e finais do Paulista. Os preços variaram entre R$ 320 e R$ 380. O Corinthians afirma que 20 dos 89 camarotes estão alugados em contratos anuais. A Folha apurou com pessoas ligadas à Arena que são apenas 11 (12% do total) para 2017.

    O clube loteou as vagas nos espaços ociosos para arrecadar recursos. O clube precisa pagar o financiamento do estádio, que custará com acréscimo de juros R$ 1,64 bilhão.

    A capacidade dos camarotes é de 12 pessoas sentadas. O clube arrecadou R$ 30.620 com a venda individual.

    A medida irritou proprietários de camarotes no estádio.

    Quando a Arena foi inaugurada, em 2014, esses espaços foram oferecidos por R$ 1 milhão anuais. Um empresário, que paga este valor, disse à Folha que vai tentar uma renegociação para reduzi-lo. Afirmou querer o princípio da isonomia: desembolsar o mesmo que os outros.

    Em 2015, o Corinthians divulgou a existência de lotes disponíveis por valor mais modesto: a partir de R$ 340 mil anuais. Na época, a diretoria informava ter 20 camarotes alugados.

    Quem usa os camarotes, tem direito a vaga coberta de estacionamento, banheiros privativos e serviços de buffet durante a partida, com garçom exclusivo.

    Na semifinal do Estadual contra o São Paulo, foram oferecidos lugares individuais nos camarotes, o espaço mais nobre do estádio, por R$ 320 por pessoa. Vendeu 66. Na decisão diante da Ponte Preta, subiu para R$ 380. Negociou 24 ingressos "inteiros" e duas meias-entradas por R$ 190 cada.

    PERDEU

    Quem se apressou em alugar camarotes há três anos, gastou bem mais por jogo do que quem comprou os ingressos avulsos. Considerando os quatro jogos que aconteceram no estádio nos últimos 30 dias, cada evento saiu por R$ 20,8 mil para os locatários.

    Se 12 pessoas ocuparam o espaço, cada uma teve o "custo" de R$ 1.735. São R$ 1.355 a mais do que o torcedor que fez a compra individual para a final do Paulista.

    Mesmo para as empresas que alugaram camarote pelo preço (promocional, como o clube divulgou na época) de R$ 340 mil, cada ingresso nas decisões do Estadual de 2017 teria saído por R$ 590.

    O Corinthians afirma que pretende continuar com as vendas individuais. "Todos os clientes que compraram pacotes de camarote, cadeiras business e mídia para a Final, já estão recebendo propostas para estender a parceria até o final de 2017", informa nota enviada pela assessoria de imprensa do clube. O clube diz que a intenção foi mesmo aproveitar a demanda por partidas decisivas no Paulista. "O Corinthians sempre vendeu sob demanda, porém foi a primeira vez que fizemos uma campanha ativa de vendas das propriedades comerciais para um jogo específico. Aproveitamos a oportunidade de demanda e a audiência da final para alavancar as vendas de camarotes e mídias da Arena".

    O Corinthians já lançou também a opção de camarotes para o Fiel Torcedor, o programa de sócio-torcedor do clube, em que, por R$ 49, foi possível ver a final contra a Ponte Preta. Nesse caso, são cadeiras separadas em setor do estádio, sem a mesma estrutura dos 89 camarotes do Itaquerão. Embora afirme que a "grande maioria" dos camarotes são para 12 lugares, o clube lembra que há outras opções para setores como "Mais Arena", com serviços individuais. "A opção para quem quer comprar uma menor quantidade de assentos é o Business Lounge que possui um serviço similar, mas não tão individualizado", diz a nota do clube.

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