• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 13:14:07 -03

    Palmeiras troca Rafael Marques por lateral Mayke com o Cruzeiro

    DO UOL

    13/05/2017 16h48

    Rubens Cavallari/Folhapress
    Rafael Marques durante jogo do Palmeiras contra o Mirassol
    Rafael Marques durante jogo do Palmeiras contra o Mirassol

    O Cruzeiro confirmou na manhã deste sábado a troca do lateral direito Mayke pelo atacante Rafael Marques. Com tudo confirmado pelos dois clubes, o agora ex-cruzeirense Mayke que vinha atuando como titular, sequer vai ser relacionado para o jogo deste domingo, contra o São Paulo, às 16h, no Mineirão, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

    "É uma negociação que já vinha acontecendo há alguns dias. Ela consiste na ida do Mayke, por empréstimo e vamos estender o vínculo dele com o Cruzeiro e deixar uma opção de compra do Palmeiras, e o Rafael Marques vem em definitivo. Ele rescinde contrato com o Palmeiras", explicou o diretor de futebol do Cruzeiro, Klauss Câmara.

    Para ceder Mayke, o Cruzeiro renovou o vínculo do lateral por dois anos. O contrato que terminaria em dezembro de 2018 foi estendido até o final de 2020. Como revelou o diretor cruzeirense, o Palmeiras vai ter de pagar um valor determinado caso queira contratar o atleta de forma definitiva. A quantia, no entanto, não foi divulgada pelo Cruzeiro.

    Já Rafael Marques, que possuía contrato até o final da temporada, encerrou compromisso com o atual campeão brasileiro para acertar de forma definitiva até o fim de 2018. O atacante chega na terça-feira a Belo Horizonte para assinar o contrato.

    "Essa negociação envolveu mais do que o plano técnico e tático, pois o Rafael Marques vai ser um jogador importante para a nossa equipe. O Mayke, pela circunstância, de ser um atleta com potencial, está indo para o Palmeiras e por isso estamos estendo o contrato dele por uma questão de segurança. Caso ele seja destaque, temos uma segurança contratual", completou Klauss Câmara.
    A troca de jogadores entre Cruzeiro e Palmeiras não chega a ser uma novidade. Em 2016, a equipe mineira mandou os laterais Fabrício e Fabiano e recebendo o lateral Lucas e o meia Robinho. Passado o Brasileirão do ano passado, Robinho segue na Toca da Raposa e Fabiano, autor do gol do título nacional do Palmeiras, segue na equipe alviverde.

    No Cruzeiro, a troca é vista com uma boa oportunidade para os dois jogadores. Por causa da forte concorrência no Palmeiras, Rafael Marques tem atuado muito pouco. O atacante tem apenas uma partida em 2017, na vitória por 2 a 0 o Mirassol. Inclusive, o atacante fez um dos gols palmeirenses.

    Já o caso de Mayke, a saída do Cruzeiro não é pela falta de oportunidades. Destaque positivo do Cruzeiro bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, o lateral direito caiu de produção na temporada 2015 e não reencontrou mais o bom futebol. Desde então, o jogador passou muito tempo no departamento médico e nas vezes em que esteve em campo, não correspondeu.

    No Palmeiras, o lateral direito chega para dar mais uma opção tática a Cuca. Com a suspensão por seis jogos de Felipe Melo na Copa Libertadores e a chegada de Mayke, a ideia é também escalar Jean no meio-campo; apenas Thiago Santos atua na função, já que Arouca deve retornar em apenas três meses.

    A eliminação para o Nacional, do Paraguai, na Copa Sul-Americana, é um exemplo. O lateral celeste errou no lance do primeiro gol da equipe adversária. Mayke tem 15 jogos na temporada, já que o titular Ezequiel está machucado. Número que já é superior ao de 2016, quando disputou apenas 13 partidas.

    JUNINHO

    O zagueiro Juninho foi aprovado nos exames médicos realizados na manhã deste sábado e assinou contrato com o Palmeiras. O defensor, que deixou o Coritiba por 3 milhões de euros [R$ 10 mi], acertou compromisso de cinco temporadas com o atual campeão brasileiro.

    Juninho chega à Academia de Futebol para ocupar a vaga do zagueiro Vitor Hugo, vendido à Fiorentina por 8 milhões de euros [R$ 27 mi]. O camisa 4 palmeirense será liberado assim que finalizar as últimas pendências para assinar com o clube italiano.

    O novo reforço palmeirense chegou na manhã deste sábado para passar por exames e assinar contrato. Destaque do Coritiba desde o ano passado, Juninho é uma aposta a médio prazo do clube palestrino, que agora conta novamente com cinco atletas para a posição de zagueiro.

    Com Vitor Hugo fora dos planos, Cuca trabalhará com Yerry Mina, Edu Dracena, Juninho, Luan e Antônio Carlos. Thiago Martins, outro atleta da posição, segue em recuperação de uma grave lesão no joelho e retornará às atividades somente no segundo semestre.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024