• Esporte

    Tuesday, 23-Apr-2024 10:43:35 -03

    Recordista de aces do tênis, gigante croata não tem com quem treinar

    FÁBIO ALEIXO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE MADRI

    26/05/2017 02h00

    Paul Hanna/Reuters
    Tennis - ATP 1000 Masters - Madrid Open - Ivo Karlovic of Croatia v Roberto Bautista of Spain - Madrid, Spain - 9/5/17 - Karlovic serves the ball. REUTERS/Paul Hanna ORG XMIT: PDH104
    O tenista croata Ivo Karlovic em partida contra o espanhol Roberto Bautista no Masters de Madri

    Ivo Karlovic, 38 anos, é o jogador mais velho entre os 30 melhores do ranking mundial (está em 24º), possui oito títulos na carreira, está sempre presente nos principais torneios e é o recordista de aces na história, com um total de 11.902 saques certeiros em 638 partidas.

    Um currículo de respeito, mas que não lhe dá moral com os colegas de circuito. Karlovic sofre com algo incomum: a falta de parceiros para treinar antes dos torneios.

    A cada dia, os tenistas apontam junto à ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) o horário no qual querem treinar e se o desejam fazer junto a outro atleta. Dificilmente alguém se candidata para lhe fazer companhia.

    Seu estilo de jogo baseado no saque e voleio e pancadas para resolver logo os pontos não agrada aos demais jogadores. Bater bola e praticar apenas com seu treinador, Petar Popovic, virou rotina para o gigante de 2,11 m. Eles estão juntos há três anos.

    "Os outros jogadores gostam de ter ritmo, bater forehand e backhand diversas vezes durante um longo tempo e este não é o meu estilo. Em alguns lugares até encontro alguns caras para bater bola, mas na maioria das vezes sou eu e o meu treinador. Mas treino do jeito que eu gosto. Não vou dar ritmo para quem estiver treinando, e não vou alterar meu estilo de jeito nenhum", disse Karlovic à Folha durante o Masters 1.000 de Madri, há duas semanas.

    O croata não lamenta a falta de parceiros. Para ele, isso muitas vezes o ajuda nas partidas. "Como não treinam comigo, não estão tão acostumados a lidar com meu estilo de jogo", completou.

    GIGANTE

    Jogador mais alto em atividade, Karlovic se diverte ao falar da altura e o que isso proporciona na maiorias das vezes em relação aos torcedores. "A todo lugar que eu vou, todos olham para mim e para o outro. Aí veem que é baixinho e torcem para ele. Para mim é normal ter torcida contra", disse o croata que raramente dispara um primeiro serviço abaixo de 190km/h.

    Seu recorde de velocidade é de 251 km/h, registrado em partida da Copa Davis em 2011.

    Apesar da idade avançada e da solidão nos treinos, Karlovic não tem data para deixar as quadras. Diverte-se ao atuar em alto nível. Há dois anos ocupa um lugar entre os 50 melhores do mundo e já foi 14º em 2008.

    "Trabalho muito duro. Praticamente todos os dias vou à academia, pois se não fizer isso por uns três dias, quando eu for à quadra vai doer tudo, da cabeça aos pés. Sinto-me em ótima forma e não sinto nenhuma diferença na força que tenho hoje ou tinha uns nove anos atrás", afirmou o tenista que ingressou no circuito em 2000.

    Em 2013, Karlovic ficou três meses afastado após contrair meningite viral. O pior momento foi quando precisou ser internado às pressas na Flórida (EUA), onde vive.

    "Acordei e meu braço estava dormente. Minha mulher perguntou alguma coisa que não lembro. Eu não conseguia falar, então ela chamou os paramédicos. Eles me liberaram após uma hora, mas depois eu fiquei com o braço dormente e dolorido. Fui perdendo a consciência, voltei para o hospital. Não sei o que aconteceu depois."

    "Os médicos não sabiam se eu conseguiria me recuperar. Fiquei muito tempo inconsciente. Não sentia o braço direito e um lado do rosto. As dores de cabeça duraram por mais dez dias. Lembrei meu nome depois de quatro dias e a fraqueza começou a desaparecer após uns cinco", diz.

    Hoje sem nenhuma sequela ou recaída, ele quer seguir em alto nível, tendo ou não um parceiro para treinar.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024