• Esporte

    Monday, 06-May-2024 10:41:43 -03

    Sem licença da Uefa, brasileiro não pôde comandar equipe portuguesa

    LUIZ COSENZO
    DE SÃO PAULO

    30/05/2017 02h00

    Com apenas a Licença A de treinadores da CBF, o brasileiro Paulo César Gusmão, 55, foi impedido no ano passado de comandar o Marítimo do banco de reservas na primeira rodada do Português.

    Com a interferência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que enviou documentos que comprovavam a experiência do técnico na função, Gusmão comandou o time nas outras partidas, mas na súmula não era considerado o treinador oficial.

    Geraldo Bubniak/Fotoarena/Folhapress
    CURITIBA, PR - 22/10/2013: BRASILEIRAO SERIE B - PARANà X ATLÃTICO GO -técnico PC Gusmao do Atletico GO durante partida válida pelo Campeonato Brasileiro, realizada no Estádio Durival Britto. (Foto: Geraldo Bubniak / Fotoarena) ORG XMIT: (19945) Paraná x Atlético GO *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    Paulo César Gusmão em 2013, quando comandava o Atlético-GO na Série B do Campeonato Brasileiro

    A equipe portuguesa foi obrigada a contratar outro profissional que tinha a Licença Pro da Uefa, que assinava o documento da partida e participava das entrevistas oficiais antes e pós-jogo.

    "Foi uma situação muito estranha. Ainda bem que tiveram o bom senso e liberaram para eu trabalhar com a licença A da CBF", disse o Gusmão, que fez apenas cinco jogos no clube –com uma vitória e quatro derrotas.

    "[A falta da licença] não foi o motivo principal da minha saída, mas pesou muito. A imprensa sempre falava da minha formação e a cobrança era muito grande", disse Gusmão, que conclui a Licença Pro da CBF em dezembro.

    QATAR

    Em 2014, o brasileiro Alexandre Gama, 49, quase foi impedido de trabalhar no Qatar por também não possuir a Licença Pro da Uefa.

    Ele ganhou a qualificação de licença A da Confederação Asiática de Futebol por ter trabalhado como auxiliar por dois anos na seleção da Coreia do Sul.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024