• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 17:37:22 -03

    Federação Internacional de Natação diz que eleição na CBDA é ilegítima

    DE SÃO PAULO

    08/06/2017 17h53

    Em comunicado enviado nesta quinta-feira (8), a Federação Internacional de Natação (Fina) informou que não considera válida a eleição presidencial da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), marcada para sexta-feira (9), no Rio.

    A CBDA está sob intervenção judicial desde março, quando a diretoria foi afastada por indícios de improbidade administrativa e fraudes em licitações.

    A entidade máxima da modalidade justifica que a convocação para votar é ilegítima "uma vez que não é realizada de acordo com a Constituição da CBDA e as regras da Fina".

    A Fina baseia-se em dois artigos de seu estatuto para não reconhecer as eleições. Ambos exigem que a gestão de suas filiadas ocorra de forma independente, sem a influência de terceiros.

    O artigo 14, atualizado neste ano, prevê que a Fina poderá suspender ou expulsar a confederação nacional que tiver a autonomia ameaçada ou sob interferência de órgãos governamentais.

    Resumindo a parte esportiva do imbróglio: se punido, o Brasil pode ficar impedido de ser representado por seus atletas em competições internacionais.

    Patricia Stavis/Folhapress
    Coaracy Nunes Filho, ex-presidente da CBDA, está detido em Bangu 8, no Rio
    Coaracy Nunes Filho, ex-presidente da CBDA, está detido em Bangu 8, no Rio

    O advogado Gustavo Licks, designado pela Justiça como interventor da CBDA, foi notificado da decisão da Fina.

    Ele ocupa temporariamente o posto de Coaracy Nunes Filho, presidente da confederação por 28 anos, preso em abril com base em desdobramentos da Operação Águas Claras, da Polícia Federal, que investiga o desvio de recursos públicos destinados à CBDA.

    Nunes está detido em Bangu 8, no Rio, com outros três integrantes de sua gestão: Ricardo de Moura (superintendente), Sérgio Alvarenga (diretor financeiro) e Ricardo Cabral (diretor de polo aquático).

    Em princípio, as eleições seguem confirmadas para esta sexta-feira.

    As três chapas concorrentes são encabeçadas por Miguel Cagnoni, que comandou a Federação Aquática Paulista por 23 anos, Cyro Delgado, medalhista no revezamento 4 x 200 m livre nos Jogos de Moscou, em 1980, e Jeferson Borges.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024