• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 07:11:01 -03

    Rússia cria cartão de torcedor para afastar hooligans da Copa

    FÁBIO ALEIXO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE MOSCOU

    09/06/2017 02h00

    Olga Maltseva/AFP
    A general view shows the new 'Saint Petersburg' football stadium being illuminated during light show in St. Petersburg on April 22, 2017. The 68,000-seater stadium also will host four Confederations Cup matches, which starts in June, including the final game. / AFP PHOTO / OLGA MALTSEVA
    Estádio de São Petersburgo receberá a final da Copa das Confederações no dia 2 de julho

    Pela primeira vez na história das Copas do Mundo de futebol ter um ingresso em mãos não será o suficiente para entrar no estádio. As autoridades russas vão barrar qualquer um que não tiver também uma credencial. Trata-se da Fan ID (Identidade do Fã, em português).

    O documento será confeccionado gratuitamente para o torcedor que possuir bilhetes. Para isso, será necessário preencher um cadastro no site (www.fan-id.ru) ou comparecer pessoalmente a um dos centros de distribuição das 11 cidades-sedes. O espectador só tem acesso ao formulário após receber da Fifa um código de identificação individual. As entradas para o Mundial deverão ser comercializadas a partir de agosto.

    O objetivo das autoridades russas é ter controle total sobre quem entra e sai das arenas e evitar que hooligans já fichados pela polícia na Rússia e em outros países possam comparecer aos jogos.

    Editoria de Arte/Folhapress
    CREDENCIAL DE TORCEDORComo tirar seu Fan ID
    Fan ID, que será usado na Copa das Confederações e na Copa do Mundo de 2018

    Na Eurocopa de 2016, ingleses e russos protagonizaram uma briga generalizada nas ruas de Marselha e dentro do estádio Vélodrome. Será também mais fácil identificar os brigões e qualquer um que cause confusão durante o Mundial e a Copa das Confederações. Quem violar as regras de comportamento, poderá ser deportado.

    "Hooligans não terão acesso aos estádios e qualquer um que esteja banido de ver partidas em seu país não entrará nas arenas. Nossas organizações e as agências de segurança responsáveis por este controle estão trabalhando em conjunto", disse o ministro do Esporte da Rússia, Pavel Kolobkov, ao site do Ministério do Turismo.

    A identidade será testada durante a Copa das Confederações, entre os dias 17 de junho e 2 de julho. De acordo com as autoridades russas, mais de 100 mil credenciais foram expedidas para cidadãos de cem países e muitas mais estão em confecção.

    BENEFÍCIOS

    Para os turistas estrangeiros, a identidade servirá também como visto de entrada no território russo.

    O documento permitirá a permanência no país por um período que começará dez dias antes do Mundial ou da Copa das Confederações e acabará dez dias depois. Brasileiros a turismo já são dispensados de visto por até 90 dias, mas isso beneficiará os cidadãos da União Europeia e dos Estados Unidos, por exemplo, que normalmente enfrentam um processo com muitas exigências burocráticas para entrar no país.

    Outro benefício da Fan ID será a utilização gratuita de trens especiais que estarão em operação durante o Mundial entre as cidades-sedes.

    A Fifa afirmou à Folha que não teme que a verificação de credenciais possa causar grandes demoras para a entrada dos torcedores nas arenas. As identidades possuem a foto e o nome do portador e serão lidas na catraca juntamente com o ingresso.

    "Não se trata apenas de uma questão de segurança, mas é também para facilitar a vida dos fãs. O projeto foi idealizado e é administrado exclusivamente pelas autoridades russas. É totalmente independente da Fifa", afirmou a entidade em comunicado.

    Um teste do sistema foi feito no jogo entre Rubin Kazan e CSKA Moscou, pelo Campeonato Russo. A partida foi realizada na Arena de Kazan, palco de quatro jogos da Copa das Confederações, incluindo uma das semifinais, e de seis da Copa do Mundo. A experiência foi considerada um sucesso pelos organizadores, ainda que apenas metade dos 45.379 bilhetes disponíveis tenham sido vendidos.

    "O teste pode ser considerado um sucesso e tivemos muitas respostas positivas. Geralmente o que mais preocupa em situações assim é o tempo de espera. Mas as coisas funcionaram muito bem. Eu mesmo testei o sistema e não tive problemas", afirmou em entrevista coletiva Aleksei Sorokin, diretor-geral do comitê organizador da Copa.

    "Em que pese não ter havido a lotação máxima, o número de torcedores presentes foi mais do que o suficiente para fazermos o teste."

    BARRADOS

    O combate à violência nos estádios tem sido levado a sério pelos russos. Até a última terça (6), 191 torcedores já haviam sido impedidos de obter seus Fan IDs e, portanto, não poderão entrar nas arenas russas durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

    A informação foi dada à agência estatal Tass pelo Ministério do Interior da Rússia. A nacionalidade das pessoas não foi divulgada.

    "Nós estabelecemos cooperação com autoridades de alguns países que estão participando da Copa das Confederações para combater o hooliganismo e até agora tudo tem saído muito bem. Essas pessoas estão banidas pois possuem decisões judiciais que as impedem de entrar em estádios em seus países. E assim será na Rússia", disse, em nota, o Ministério do Esporte.

    O órgão afirma que novos banimentos podem ser anunciados nos próximos dias e que o Fan ID tem sido um instrumento importante para identificar todos que adquiriram bilhetes para a Copa das Confederações.
    "O Fan ID aumentará bastante a segurança nas arenas e nas ruas para todos os que visitarem o nosso país", diz o ministério.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024