• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 06:48:01 -03
    Copa das Confederações 2017

    Fora da Copa das Confederações, Brasil terá árbitro de vídeo no torneio

    FÁBIO ALEIXO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SÃO PETERSBURGO

    17/06/2017 02h00

    Fabrice Coffrini-10.abr.2014/AFP
    Brazilian referee Sandro Meira Ricci poses during a seminar for 2014 FIFA World Cup football referees on April 10, 2014 at the home of FIFA in Zurich. The seminar included fitness tests for 2014 FIFA World Cup, exercises with football players, physical exercises and theoretical sessions. AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI ORG XMIT: FAB578
    O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci durante seminário da Fifa em abril

    A seleção brasileira não estará na Copa das Confederações. Mesmo assim, o país terá um representante no torneio. O árbitro Sandro Meira Ricci foi escalado pela Fifa como assistente de vídeo.

    Ele será o responsável por verificar nos monitores lances em que suscitem dúvida nos árbitros principais.

    A exemplo do que já ocorreu no Mundial de Clubes e na Copa do Mundo Sub-20, o árbitro de vídeo só poderá ser usado em quatro situações: verificar se houve alguma irregularidade em lance de gol –como um impedimento ou toque de mão–, decidir se o pênalti foi assinalado corretamente ou deixou de ser marcado, apontar se uma infração é digna de cartão vermelho e ajudar o árbitro a advertir o jogador correto.

    Na competição, serão dois árbitros e um bandeirinha por partida trabalhando na cabine analisando as diversas imagens. O número de câmeras varia em cada estádio, podendo chegar a um máximo de 30 e são as mesmas das transmissões da TV.

    Quando houver mudança na marcação, ela será exibida nos telões e comunicada aos torcedores.

    "Todos têm que saber o que está acontecendo. Se não, os espectadores vão ficar perdidos", disse Massimo Busacca, chefe do departamento de arbitragem da Fifa.

    "Os juízes top estão entendendo como usar o sistema, mas é bom deixar claro que na frente do vídeo continuamos tendo um humano que faz a interpretação", afirmou.

    O sistema será usado em todos jogos da competição e terá sua prova final no Mundial de Clubes, em dezembro nos Emirados Árabes.

    Em que pese a Ifab (International Football Board) não ter tomado uma decisão final sobre o uso permanente do árbitro de vídeo, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou em abril que haverá o uso da tecnologia também na Copa do Mundo de 2018.

    Uma decisão oficial, porém, só deverá ser tomada em março do ano que vem.

    PREPARAÇÃO

    Esta é a primeira vez desde 1995, quando a Copa das Confederações tinha formato e nome diferentes do atual, que a seleção fica fora do torneio. Tite e o coordenador técnico Edu Gaspar estarão na Rússia para acompanhar as semifinais e a final e estudar a logística da seleção já visando o Mundial.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024