• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 02:49:04 -03

    Com clima ruim no elenco, Róger Guedes pode deixar o Palmeiras

    GUILHERME SETO
    DE SÃO PAULO

    18/06/2017 02h00

    Jales Valquer/Fotoarena/Folhapress
    Róger Guedes comemora ao marcar o terceiro gol do Palmeiras na vitória sobre o Fluminense, pela sexta rodada do Brasileiro
    Róger Guedes comemora ao marcar contra o Fluminense em jogo válido pela sexta rodada do Brasileiro

    Com clima ruim no elenco, acumulando polêmicas e mostrando bom futebol, Róger Guedes, 20, está perto de sair do Palmeiras.

    Contratado do Criciúma em abril de 2016, ele tem tido passagem de altos e baixos pelo clube. Controvérsias geraram farpas no vestiário com os demais jogadores. Por isso o atacante está envolvido em negociações de transferência. Neste domingo (18), ele será titular contra o Bahia, na Fonte Nova, às 16h.

    São poucos os integrantes do elenco que têm algum relacionamento fora de campo com Guedes.

    Indicação de Cuquinha, irmão e assistente de Cuca, ele chegou como uma das poucas contratações feitas pelo treinador e não pela diretoria. Na estreia, deu passe para gol em vitória sobre o São Bernardo por 2 a 0.

    Guedes é admirado por Cuca pela capacidade de marcar com intensidade a saída de bola adversária, de acompanhar o lateral e puxar contra-ataques com velocidade. Guedes foi peça importante na campanha do título brasileiro de 2016, e seu estilo de jogo casa bem com as estratégias do treinador.

    Em partida do início do Brasileiro do ano passado, em junho, Guedes teve momento de brilho. Diante de Raúl Sanllehí, diretor de futebol do Barcelona, foi o melhor em campo na vitória por 2 a 0 sobre o América-MG.

    Em outubro, após algumas atuações ruins e demonstrações de individualismo em campo (são frequentes as queixas de que Guedes é "fominha" por parte dos jogadores), Cuca decidiu colocá-lo no banco. A decisão não durou, já que o substituto Allione, atualmente no Bahia, não aproveitou a chance.

    Em 2017, as polêmicas de Guedes roubaram espaço de seu talento. Logo no início da temporada, o atacante foi ao "Programa do Ratinho", no SBT, sem avisar ninguém do Palmeiras. A despeito de ter sido vista como engraçada, a atitude também foi recebida como um ato de indisciplina.

    Em abril, as tensões se acentuaram. Após Eduardo Baptista ter decidido não escalá-lo como titular contra o Peñarol, Guedes se revoltou e questionou o treinador, que disse não precisar se justificar. O atacante bateu boca com Baptista e foi expulso da concentração. No dia seguinte, o técnico pediu para o jogador se desculpar com o elenco, o que Guedes não fez.

    Por conta do episódio, os outros atletas fizeram "trote" com Guedes, amarrando-o durante o treino. O atacante não gostou e teve atitude agressiva, tentando dar chutes e socos nos envolvidos.

    Pouco mais de uma semana depois, Felipe Melo o repreendeu publicamente no Uruguai. "P... Assim fica difícil, meu irmão. Tá falando pra c... Me respeita, p... Você é moleque, me respeita, p", disse o volante.

    O acúmulo de polêmicas e de atitudes reprovadas pelo elenco levou ao isolamento de Guedes. Atualmente, não são muitos os atletas que têm amizade com ele fora de campo.

    Na vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense no sábado (10), quando foi o melhor do jogo, poucos comemoram com ele a assistência e o gol. Apenas Keno, Willian (que disse algumas palavras de incentivo em seu ouvido), Guerra e Juninho festejaram com o atacante, que saiu de campo sem dar entrevistas e mostrou-se aborrecido no vestiário.

    O clima ruim e o interesse europeu fizeram com que o destino dele esteja quase selado fora do Palmeiras, que busca por Richarlison como possível substituto. O atacante do Fluminense sabe jogar no meio da área, como Borja. Nas redes sociais, aparecem indícios da saída. "Vai com Deus, meu irmão", escreveu Iacovelli, das categorias de base, no perfil de Guedes.

    NA TV: Bahia x Palmeiras, 16h, Globo (para SP)

    *

    CRONOLOGIA
    Róger Guedes no Palmeiras

    Abr.2016. Reserva do Criciúma, é contratado pelo Palmeiras por indicação de Cuquinha, irmão e auxiliar técnico de Cuca. Na estreia, dá assistência em vitória sobre o São Bernardo nas quartas de final do Paulista.

    Jun.2016. Faz uma de suas melhores partidas pelo Palmeiras diante de diretor do Barcelona no Allianz Parque e sai ovacionado pela torcida.

    Out.2016. É colocado no banco de reservas por três rodadas por Cuca; volta à titularidade após falhas de Allione.

    Dez.2016. É campeão brasileiro pelo clube.

    Abr.2017. Bate boca com o técnico Eduardo Baptista e é retirado da concentração. Leva trote de jogadores e reage agressivamente. Ouve bronca pública de Felipe Melo, que o chama de "moleque".

    Jun. 2017. Dá assistência e faz gol contra o Fluminense. Apesar disso, poucos jogadores comemoram com ele, que sai de campo aborrecido e sem dar entrevista.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024