• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 20:16:27 -03

    Campeonato Brasileiro 2017 - Série A

    Rivais, Ponte Preta e Corinthians são parceiros

    LUIZ COSENZO
    DE SÃO PAULO

    08/07/2017 02h00

    Ronny Santos/Folhapress
    Lucca comemora gol marcado pela Ponte Preta contra o Corinthians em jogo do Campeonato Paulista
    Lucca comemora gol marcado pela Ponte Preta contra o Corinthians em jogo do Campeonato Paulista

    Dentro de campo, Corinthians e Ponte Preta protagonizaram neste ano a final do Paulista, exatamente 40 anos após a histórica decisão de 1977, quando o time de Parque São Jorge colocou fim ao jejum de 23 anos sem título. Fora das quatro linhas, as equipes também estiveram frente a frente, mas na negociação de jogadores.

    Sete atletas do elenco da Ponte já vestiram a camisa corintiana, enquanto seis fizeram o inverso. Destes, cinco deverão ser titular no duelo entre os clubes marcado para este sábado (8), às 19h, no Itaquerão, pelo Brasileiro.
    Lucca, Claudinho e Emerson Sheik devem ser escalados pelo técnico Gilson Kleina desde o início. Kadu e Léo Artur ficarão no banco de reservas, enquanto Yago, machucado, e Fábio Ferreira, afastado, estão fora do jogo.

    No time de Carille, Pablo, 26, e Maycon, 19, são os únicos que iniciam a partida.

    O zagueiro jogou na equipe de Campinas em 2015, quando chamou a atenção do treinador Tite. O Corinthians tentou contratá-lo, mas o jogador se transferiu para o Bordeaux (FRA). Um ano depois, acertou com o time alvinegro e se tornou unanimidade no setor defensivo.

    Já o volante preferiu ser emprestado no ano passado para a Ponte Preta após analisar que não teria chances no elenco. Ele ganhou experiência e maturidade para retornar e ser uma das peças chaves do esquema tático do líder do Brasileiro.

    No início deste ano, a Ponte recebeu mais dois jogadores por empréstimo que estavam em baixa no elenco corintiano: o zagueiro Yago, 24, e o atacante Lucca, 27. O zagueiro foi titular no Paulista, mas sofreu uma lesão e não atua desde o primeiro jogo da decisão do Estadual.

    Já o segundo virou ídolo da torcida ponte-pretana. Ele foi um dos destaques na campanha do vice-campeonato, quando marcou sete gols e foi o terceiro maior goleador do torneio -atrás de Pottker e Gilberto, que fizeram nove. No Brasileiro, fez o mesmo tanto em 11 jogos.

    Lucca e Yago têm contrato até o final da temporada com a Ponte Preta. Com o Corinthians, possuem vínculo até julho de 2019 e dezembro de 2018, respectivamente.

    Agora, outros dois jogadores viraram apostas do time de Campinas. O meias ofensivos Claudinho, 20, e Léo Artur, 22, que não tiveram oportunidades com Carille, foram envolvidos como parte do pagamento do meia-atacante Clayson, que se transferiu para o Corinthians após a disputa do Paulista -ficará no banco de reservas hoje.

    O clube do Parque São Jorge pagou R$ 3,5 milhões por 40% dos direitos de Clayson, que vem ganhando espaço com Carille.

    Já Claudinho foi titular nos últimos cinco jogos da Ponte Preta, enquanto Léo Artur ainda alterna entre a reserva e a titularidade. Os dois assinaram com o clube do interior até o final de 2020.

    Dos jogadores envolvidos em negociação entre os times, Lucca, Léo Arthur e Maycon são agenciados por Fernando Garcia, proprietário da Elenko Sports.

    "Independente do representante dos atletas, as duas diretorias tem uma boa relação. O Corinthians vê com bons olhos emprestar jogadores que estão encostados no elenco para a Ponte Preta como no ano passado aconteceu com o Maycon, que voltou com mais experiência", disse Gustavo Bueno, gerente de futebol da Ponte Preta.

    O maior destaque da equipe de Campinas, porém, não foi envolvido em um empréstimo com o Corinthians, mas tem uma ligação muito forte com o clube. Emerson Sheik, 38, é um dos líderes do elenco do time campineiro.

    Autor dos dois gols do inédito título corintiano na Libertadores-2012, Sheik foi contratado no final de abril após ficar quase seis meses sem jogar. Rapidamente, caiu nas graças da torcida e do técnico Gilson Kleina.

    Outros três atletas que engrossam a lista dos vira-casacas estão do lado corintiano. Os volantes Paulo Roberto e Fellipe Bastos e o zagueiro Vilson. Os dois primeiros são reservas, enquanto o terceiro está machucado.

    O número de jogadores que já vestiram a camisa dos dois clubes poderia ser maior. Em janeiro, a equipe da Capital acertou a contratação do atacante William Pottker. A negociação, no entanto, foi desfeita menos de um mês depois porque o jogador atuou pela Ponte na Copa do Brasil. Assim, não poderia jogar pelo Corinthians no torneio.

    Dez dias depois, o atacante fechou com o Inter.

    PARCERIA ANTIGA

    A negociação de jogadores entre Corinthians e Ponte é antiga. Nos últimos dez anos, Elias, Guilherme Andrade, Ferrugem e Rildo foram alguns que trocaram o time de Campinas pelo Parque São Jorge. Já Rodinei, Renato Chaves, Ramírez e Chiquinho fizeram o caminho inverso

    EQUIPE

    Do time considerado titular, Carille terá apenas um desfalque. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o lateral direito Fagner será substituído por Léo Príncipe, recuperado de contusão.

    O Corinthians tem quatro jogadores pendurados com dois cartões amarelos (o volante Gabriel, o meio-campista Rodriguinho, o atacante Jô, além do meia-atacante Marquinhos Gabriel) e que podem ficar fora do clássico contra o Palmeiras, marcado para quarta (12), no Allianz.

    TABU

    O Corinthians define uma invencibilidade de 25 jogos sem derrota. Se não perder para a Ponte Preta, vai igualar a marca da equipe de 2015 -a quarta melhor da história do clube-, que era comandada por Tite. A última derrota sob o comando de Carille foi no dia 19 de março, quando perdeu para a Ferroviária por 1 a 0, no Itaquerão.

    A maior sequência sem derrota foi em 1957, quando ficou 37 partidas.

    Já a Ponte Preta espera quebrar uma marca negativa. O clube não vence fora de casa na elite do Brasileiro desde a vitória sobre o Santa Cruz por 3 a 0, em junho de 2016.

    A equipe também ainda não venceu no Itaquerão. Em cinco jogos, são quatro derrotas e um empate.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024