• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 08:16:55 -03

    Campeonato Brasileiro 2017 - Série A

    Palmeiras mutante encara líder Corinthians que repete acertos

    EDUARDO GERAQUE
    DE SÃO PAULO

    12/07/2017 02h00

    Rotina no Palmeiras, a mudança do time titular é uma raridade no rival Corinthians, adversário nesta quarta-feira, às 21h45, no Allianz Parque. Foi assim até agora nas doze rodadas do Campeonato Brasileiro, liderado com folga pelo time alvinegro.

    O total de jogadores usados por Fábio Carille e Cuca expõe a diferença dos rivais. Nas 12 rodadas iniciais do campeonato, o palmeirense escalou como titular 25 jogadores diferentes.

    Apenas o goleiro Fernando Prass começou jogando todas a partidas do time. Depois dele, o atacante William e o meia Tchê Tchê, ambos com dez partidas, são os mais assíduos. A maior parte dos atletas atuou menos da metade dos jogos disputados pelo time.

    Realidade completamente diferente da vivida no Corinthians. Foram 16 titulares escalados nos jogos do líder do torneio. Cássio, Arana, Maycon e o artilheiro Jô, por exemplo, estiveram todas as partidas da equipe até agora.

    Entre os titulares, o lateral Fágner, com oito atuações desde o início, foi o que menos entrou jogando. A seleção brasileira, no caso, atrapalhou o técnico Carille.

    Curiosamente, a formação ideal do técnico para o time foi rascunhada num confronto contra o Palmeiras, em 22 de fevereiro.

    A vitória por 1 a 0, na Arena Corinthians, deu mais do que "confiança" ao time, como já opinou o meia Jadson, principal contratação do clube na temporada.

    Carille apostou na época em três garotos revelados na base: o lateral esquerdo Guilherme Arana, o volante Maycon e o atacante Léo Jabá.

    Eles haviam retornado ao time uma semana antes, após defender a seleção sub-20 no Sul-Americano da categoria.

    Arana e Maycon viraram soluções para o treinador, que durante aquela partida testou também Jô, então reserva da equipe e hoje artilheiro do líder do Campeonato Brasileiro.

    A vitória moldou um Corinthians estável e lançou luz sobre defeitos do rival.

    Corinthians - Jogos como titular no Brasileiro até a 12ª rodada

    Palmeiras - Jogos como titular no Brasileiro até a 12ª rodada

    PROBLEMA LATERAL

    Com aspirações altas na temporada, o Palmeiras sofre para se encontrar enquanto disputa Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Trocou de técnico uma vez e de time titular muitas desde fevereiro.

    Um dos principais problemas do técnico Cuca tem sido as laterais.

    Tanto na direita quanto na esquerda não há titulares definidos. No total, sete atletas atuaram no setor.

    Um dos recordistas em atuações, Mayke entrou 9 vezes como titular no Brasileiro. No último domingo (9) recebeu críticas de Cuca no Mineirão.

    Após o primeiro gol do Cruzeiro, as câmeras mostraram o treinador gesticulando com o atleta, que não acompanhou a ultrapassagem do adversário pela lateral da área.

    Na defesa, como quer o treinador, a marcação deve ser individual. Não foi o que ocorreu ao menos no primeiro gol do Cruzeiro.

    Tchê Tchê, que também entrou no meio campo e atuou como titular 10 vezes, além de Jean também já jogaram na direita. Na lateral esquerda, Egídio, Zé Roberto, além do zagueiro Juninho e até Michel Bastos já foram
    usados.

    No ataque, a dúvida sobre a eficiência dos reforços do time fica mais latente. Contratação mais cara da história do clube, o colombiano Miguel Borja custou R$ 32 milhões e atuou apenas três vezes como titular nas 12 rodadas do Brasileiro.

    NA TV
    Palmeiras x Corinthians
    21h45 Globo (menos RJ e MG)

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024