• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 02:59:58 -03

    Acordo vai liberar bandeiras, faixas e instrumentos nos estádios de SP

    DE SÃO PAULO

    24/07/2017 20h01

    Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Folhapress
    Torcidas organizadas de São Paulo se reúnem para homenagear a Chapecoense após a tragédia; 71 pessoas morreram no acidente aéreo
    Torcidas organizadas se reúnem em 2016 para homenagear vítimas do acidente aéreo da Chapecoense

    No próximo dia 1º, as principais torcidas organizadas vão assinar um termo de compromisso no 2º Batalhão de Choque da capital paulista. A partir daí, estarão liberados nos estádios de São Paulo os instrumentos musicais, bandeirões e faixas.

    "No último ano, tivemos um índice de redução de violência que foi fantástico. As torcidas tiveram um exemplo de comportamento. A Gaviões [da Fiel], por exemplo, parou de acender sinalizadores e afrontar a polícia. Foi uma demonstração de que eles captaram a mensagem. Por isso vamos ter esse voto de confiança", disse à Folha o promotor Paulo Castilho, do Ministério Público.

    Os clássicos em São Paulo continuarão com torcida única. Segundo o promotor, esta foi uma medida que propiciou a diminuição nos casos violentos nos estádios.

    As decisões foram alinhavadas em reunião realizada nesta segunda (24), na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Estiveram presentes representantes do Ministério Público, Federação Paulista, Polícia Militar, secretaria do Estado e dirigentes de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.

    As medidas restritivas estavam em vigor desde abril do ano passado, quando brigas antes e após clássico entre Corinthians e Palmeiras resultaram em uma morte e 56 integrantes de organizadas presos. Neste mês, o palmeirense Leandro de Paula foi morto a facada por corintianos após confronto entre as duas equipes. O crime aconteceu em uma briga a cerca de dois quilômetros do Allianz Parque e começou em uma discussão no trânsito. Castilho não considera que o episódio esteja relacionado à violência no futebol.

    Segundo ele, as organizadas vão se comprometer a manter o bom comportamento nos estádios, caso contrário novas sanções podem ser impostas.

    "Todos vão assinar o compromisso. Que elas entendem que o importante é a festa", completou.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024