• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 12:31:04 -03

    CBB identifica em novo técnico perfil para renovação da seleção masculina

    GIANCARLO GIAMPIETRO
    PAULO ROBERTO CONDE
    DE SÃO PAULO

    28/07/2017 02h00

    Ricardo Bufolin/CBG
    Técnico César Guidetti foi semifinalista do NBB 2016-17 pelo Pinheiros
    Técnico César Guidetti foi semifinalista do NBB 2016-17 pelo Pinheiros

    Se houvesse uma bolsa de apostas à espera da definição do novo técnico da seleção masculina de basquete, quem investisse em César Guidetti, do Pinheiros, poderia levar uma bolada.

    O treinador interino foi anunciado pela CBB nesta quinta-feira (27), gerando surpresa nos bastidores.

    Ainda que apontado como um dos três melhores técnicos do último NBB, ajudando o Pinheiros a eliminar o tetracampeão Flamengo, Guidetti, 47, fez apenas sua segunda temporada como treinador principal na elite.

    Discretamente, porém, em longa caminhada, construiu um currículo compatível ao que a entidade espera deste novo ciclo olímpico, tendo vocação e experiência considerável para o desenvolvimento de jovens.

    Seja como assistente ou treinador principal, já trabalhou com seleções de base do sub-15 ao sub-19. Também teve importante experiência como assistente de Paulo Bassul com a seleção principal feminina durante o ciclo de Pequim-2008.

    No Pinheiros, pelo qual foi assistente por seis temporadas, também orientou algumas das principais revelações do país, como os alas Bruno Caboclo, hoje no Toronto Raptors, e Lucas Dias, do Paulistano, e o ala-armador Georginho, que disputou a liga de verão da NBA de Las Vegas neste ano.

    A escolha da CBB gerou comoção no clube de São Paulo, em reconhecimento ao seu trabalho.

    Guidetti é elogiado pela dedicação aos estudos. Acaba de voltar de uma viagem à Espanha para estágio pelo clube Badalona e curso com o conceituado treinador Aíto García Reneses, de 60 anos, considerado um dos grandes responsáveis pela ascensão da modalidade em seu país.

    O acordo inicial prevê que o treinador dirija a seleção na Copa América em agosto e, depois, retorne ao clube. O mesmo vale para sua comissão técnica, tratada em comunicado pela CBB como "pontual".

    Quando assumiu o time principal, prometeu à diretoria a classificação a uma competição continental.

    Inicialmente, a meta foi recebida com cautela, considerando que o clube havia reduzido seus investimentos.

    Ao derrubar o Flamengo pelas quartas de final e levar ao Pinheiros às semis do NBB deste ano, porém, conseguiu vaga na próxima Liga Sul-Americana.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024