• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 23:01:10 -03

    Com vitória, Corinthians terá melhor 1º turno da era dos pontos corridos

    DE SÃO PAULO

    02/08/2017 02h00

    Rivaldo Gomes/Folhapress
    SAO PAULO, SP, 30/07/2017, BRASIL, 30/07/2017 - CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SERIE A - 17:38:28 - O Corinthians faz partida valida pela decima setima rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Serie A, no Itaquerao, na zona leste, contra o Flamengo. (Rivaldo Gomes/Folhapress, VENCER) - ***EXCLUSIVO AGORA*** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE***UOL, FOLHAPRESS E FOLHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA***FONES 32242169 E 32243342***
    Jô fez um gol contra o Flamengo no domingo e chegou aos dez no Campeonato Brasileiro

    Com o título simbólico de campeão do primeiro turno do Brasileiro garantido, o Corinthians entra em campo nesta quarta-feira (2), contra o Atlético-MG, às 21h, no Mineirão, buscando uma outra marca simbólica. O clube está a uma vitória de obter a maior pontuação no primeiro turno na história do Brasileiro por pontos corridos.

    O recorde pertence a Atlético-MG e Cruzeiro, que fizeram 43 pontos em 2012 e 2014, respectivamente. Com a vitória nesta quarta ou no sábado (5), contra o Sport, os paulistas chegariam a 44.

    Terminar o primeiro turno na liderança não oferece nenhum prêmio, a não ser o retrospecto favorável. Desde a adoção do sistema de pontos corridos, em 2003, o líder ao final do primeiro turno costuma terminar campeão. Em 14 torneios, isso não aconteceu três vezes: com o Grêmio (em 2008), o Internacional (2009) e o Atlético-MG (2012).

    No sábado, o Corinthians faz a última partida do turno. A vantagem sobre o Grêmio, atual segundo colocado na tabela é de oito pontos.

    Além de invicto e dono da melhor defesa (oito gols sofridos), o Corinthians tem o segundo melhor ataque da competição. Com 27 anotados, perde para o Grêmio (32).

    O time dirigido por Fábio Carille tem também o artilheiro do torneio. Com dez gols, Jô está empatado com Lucca, da Ponte Preta e que pertence ao Corinthians.

    Antes de ser contratado pelo clube, no final do ano passado, o último bom momento de Jô na carreira havia sido no Atlético-MG. Ele foi campeão da Libertadores de 2013, o que era um título inédito para a equipe.

    "Estou com a mesma cabeça de quando cheguei. São cenários diferentes, antes era de desconfiança. Mas a minha cabeça é a mesma, sabia onde podia chegar, era só trabalhar", disse o atacante, que tem esperança de ser chamado por Tite para as partidas contra Equador e Colômbia, pelas eliminatórias.

    MUDANÇAS

    O Corinthians pode ter até quatro desfalques para o jogo. Lesionados, o meia Marquinhos Gabriel e o atacante Romero não atuam. Guilherme Arana e Maycon são dúvidas. A escalação será definida só nesta quarta.

    Se os jogadores forem vetados, Moisés e Camacho (ou Giovanni Augusto) devem ser os substitutos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024