• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 07:01:58 -03

    Copa Libertadores

    Ataque pouco eficiente do Palmeiras precisa de dois gols na Libertadores

    EDUARDO GERAQUE
    DE SÃO PAULO

    09/08/2017 02h00

    Miguel schincariol - 24.mai.2017/Folhapress
    SP - COPA LIBERTADORES/PALMEIRAS X ATLTICO TUCUMçN - ESPORTES - O tcnico Cuca, do Palmeiras (BRA), durante partida contra o Atltico Tucumn (ARG), vlida pela 6» rodada do grupo 5 da Copa Libertadores da Amrica 2017, realizada no Allianz Parque, em So Paulo, quarta-feira (24). 24/05/17 - Foto: MIGUEL SCHINCARIOL *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    Técnico Cuca assumiu para si toda a pressão pela classificação na Copa Libertadores

    Defesa que ninguém passa ou linha atacante de raça? Cuca sabe que a resposta, para seguir sonhando com a conquista da Libertadores depois do jogo desta noite, às 21h45, no Allianz Parque contra o Barcelona do Equador, é que o Palmeiras precisa dos dois.

    O técnico alviverde, que está tirando a pressão sobre o elenco faz mais de uma semana, dizendo que o "mundo não acaba após a partida", sabe também que o seu conhecimento sobre futebol vai ser colocado em xeque se a derrota por 1 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores não for revertida.

    Para fazer os dois gols que necessita, o time vai precisar construir mais jogadas de gol, o que não ocorreu no Equador. E, principalmente, melhorar a sua eficiência.

    Nos dois jogos que Cuca dirigiu o time alviverde na Libertadores (veja abaixo), a média de gols feitos pela equipe diminuiu, apesar de a média de chutes ao gol ter se mantido no mesmo nível.

    Os mapas de calor (ferramenta usada pelos estudiosos do futebol para saber onde cada jogador ficou durante o jogo) do encontro em Guayaquil dão a pista.

    O Palmeiras não frequentou a área adversária. Por isso, a ainda não garantida escalação de Guerra, que tem sido decisivo nas assistências para finalização do time, foram 13 participações em 19, é muito importante.

    Sem o artilheiro da equipe, Willian, machucado, Cuca deverá escalar Deyverson. Contratação mais cara da história do clube, por R$ 33 milhões, Miguel Borja, ficará novamente no banco.

    Temor do técnico, o gol tomado em casa é um risco para o Palmeiras. O time dirigido por Guillermo Almada costuma atacar pelas laterais do campo. E todas as três vezes que atuou como visitante na Libertadores (uma derrota e duas vitórias) procurou dominar a posse de bola.

    O que significa que os laterais do Palmeiras terão papel chave no sistema defensivo.

    As escolhas das peças por Cuca, treinador que prefere marcação individual, vão ser determinantes. Tanto os nomes quanto o sistema escolhido estão sob escrutínio. Na partida do outro lado dos Andes, o gol do Barcelona saiu de um erro coletivo do time. Três palmeirenses do lado direito da defesa falharam ao ir atrás da bola. Deixaram Jonatan Álvez livre para marcar.

    O preferido para atuar na direita é Mayke. Com problemas físicos, pode ser substituído por Jean. Do lado esquerdo, depois de muitos testes, Cuca definiu por Egídio.

    Um dos desafios da defesa, nesta noite, num Allianz Parque que estará lotado, é rebater menos a bola para o adversário.

    De cada cinco finalizações dos jogadores do Barcelona nas partidas, uma sai das rebatidas dos adversários.

    BAIXA EFICIÊNCIA - Números do ataque do Palmeiras na Libertadores antes e depois de Cuca

    Os dados do serviço de estatísticas Footstats mostram que o Palmeiras é o time que mais rebate bolas na Libertadores. Com Eduardo Baptista, nos cincos primeiros jogos do campeonato, os defensores rebatiam mais a bola (42,6 por jogo), que seguia menos ao gol de Fernando Prass, outra peça já substituída. O titular agora é Jaílson.

    A defesa treinada por Cuca desarma mais no geral do que antes e também toma menos gols, na média das últimas duas partidas em relação aos primeiros cinco jogos.

    Mas não há perfeição. Os desarmes incompletos aumentaram. Sair rápido com a bola, contra um Barcelona que também perde bastante a posse, pode ser decisivo.

    *

    NA TV
    Palmeiras x Barcelona
    21h45 - TV Globo e Fox Sports

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024