• Esporte

    Monday, 06-May-2024 04:15:15 -03

    Unanimidade, Vanderlei é arma do Santos por vaga na Libertadores

    DE SÃO PAULO

    10/08/2017 02h00

    Fred Casagrande/FramePhoto/Folhapress
    O goleiro Vanderlei, do Santos, vibra após defender pênalti na partida contra o Palmeiras, na Vila Belmiro; time fará final com Audax
    Vanderlei é a principal referência da equipe do Santos na temporada

    O jeito discreto e sereno não impede o goleiro Vanderlei, 33, de ser uma das poucas unanimidades no elenco santista. Nesta quinta (10), o camisa número 1 terá a chance novamente de mostrar o seu status diante do Atlético-PR, a partir das 21h45, na Vila Belmiro, pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores.

    Com a vitória na partida de ida por 3 a 2, a equipe alvinegra avança para as quartas de final do torneio até com uma derrota por 1 a 0 ou 2 a 1. Já o time paranaense precisa vencer por dois gols de diferença ou qualquer vitória a partir de quatro gols marcados.

    O retrospecto joga a favor do goleiro. Desde que foi contratado em janeiro de 2015, ele foi derrotado apenas uma vez por dois gols de diferença na Vila Belmiro.

    Vanderlei chegou ao Santos em meio a uma crise financeira no clube. Vários jogadores deixaram a agremiação após entrarem na Justiça devido aos salários e direitos trabalhistas atrasados, como Aranha e Arouca.

    Antes do time alvinegro, defendeu também o Londrina, Olímpia, Paranavaí e Coritiba, onde ficou oito anos e disputou mais de 300 partidas. Em todas as equipes manteve o seu estilo.

    "Meu estilo é esse e [brincar] vai de cada jogador. Sou muito profissional. Há jogadores que gostam mais de brincar, mas sou mais reservado", disse o goleiro.

    Neste ano, Vanderlei atravessa o seu melhor momento na carreira e entrou na mira de Taffarel, preparador de goleiros da seleção, que assistiu dois treinos do atleta.

    Ele pode ser uma das novidades do técnico Tite nesta quinta (10), quando serão anunciados os jogadores convocados pelo treinador para as partidas contra Equador e Colômbia, marcadas para os dias 31 de agosto e 5 de setembro, pelas eliminatórias.

    "Encaro com naturalidade, mas não tenho muito o que ficar pensando. Tem uma ansiedade, porque o ápice de todo atleta é chegar à seleção. Tenho que fazer o melhor no clube para ser lembrado".

    EQUIPE

    Santos e Atlético-PR voltam a se enfrentar pelo torneio sul-americano 36 dias após a realização da primeira partida. O Santos terá três mudanças em relação ao time que venceu o jogo de ida. Zeca entra na lateral esquerda no lugar de Jean Mota, e Alison substitui Thiago Maia, negociado com o Lille. No setor ofensivo, Ricardo Oliveira pega a vaga de Kayke.

    A equipe ainda pode perder o volante Renato, que sentiu uma lesão no último treino. Assim, Jean Mota atuaria no meio de campo.

    Outra novidade estará no banco de reservas. O atacante Nilmar foi relacionado pelo técnico Levir Culpi.

    Já o Atlético-PR viu o meia Carlos Alberto e o atacante Grafite deixarem o clube e Otávio ser negociado com o Bordeaux, da França. A outra mudança é no comando. Fabiano Soares substitui o demitido Eduardo Baptista.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024