• Esporte

    Monday, 06-May-2024 08:50:39 -03

    Defesa faz números de Carille serem melhores do que indicados da Fifa

    DE SÃO PAULO

    19/08/2017 02h00

    Robson Ventura/Folhapress
    Campinas, SP, 30/04/2017, Brasil 16:59:28 Campeonato Paulista 2017 Jogo Ponte Preta x Corinthians no estadio Moises Lucarelli. O tecnico Fabio Carille.( Robson Ventura/Folhapress ). EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM, FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA SP *** FONES 32242169 - 32243441 ***
    Carille antes da final do Campeonato Paulista, contra a Ponte Preta

    O técnico Fabio Carille foi questionado nesta sexta (18) sobre a relação dos 12 finalistas para o prêmio da Fifa de melhor técnico do mundo.

    "Eu não estou na lista?", perguntou, de forma jocosa.

    Apenas um treinador que não trabalha no futebol europeu foi escolhido pela entidade: Tite, que comanda a seleção brasileira.

    Pelos números, a brincadeira de Carille não é tão brincadeira assim. O Corinthians de 2017 tem desempenho mais positivos do que vários dos demais finalistas. No quesito número de derrotas e gols sofridos, é melhor do que todos.

    Ele pode confirmar isso neste sábado (19), quando a equipe enfrenta o Vitória, às 16h, no Itaquerão, pelo Campeonato Brasileiro.

    Além de Tite, há outro treinador de seleção na lista: Joachim Löw, da Alemanha. Os outros dez são de clubes: Antonio Conte (Chelsea-ING), Carlo Ancelotti (Bayern de Munique-ALE), Diego Simeone (Atlético de Madri-ESP), Pep Guardiola (Manchester City-ING), José Mourinho (Manchester United-ING), Leonardo Jardim (Monaco-FRA), Massimiliano Allegri (Juventus-ITA), Luis Enrique (Barcelona-ESP), Mauricio Pochettino (Tottenham Hotspur-ING) e Zinedine Zidane (Real Madrid-ESP).

    Carille diz que se pudesse votaria em Tite, de quem foi auxiliar-técnico no Corinthians por cinco anos.

    "Votaria no brasileiro pela dificuldade que é ser treinador no Brasil. Quantos times o Tite teve de fazer no Corinthians? Na Inglaterra você recebe time forte e ainda tem milhões para investir", disse.

    A queixa da falta de reconhecimento é comum a outros técnicos do país.

    Pelos números de Carille, efetivado pelo Corinthians no final de 2016, é possível compará-lo com os selecionados pela Fifa.

    Em 2017, o time paulista fez 47 partidas e foi derrotado em apenas duas. Jogou mais e perdeu menos do que qualquer um dos dez técnicos de clubes finalistas do prêmio. No número de derrotas, os que mais chegam perto são Ancelotti, Pochettino e Guardiola, com quatro resultados negativos cada.

    Carille, com o Corinthians em 2017, tem maior aproveitamento de pontos (73%) do que Guardiola (71%), Simeone (67,6%) e Mourinho (65%). Empata com Ancelotti.

    Os 24 gols sofridos no ano, com média de 0,51 por jogo, é estatística não igualada pelos técnicos de times escolhidos pela Fifa como melhores do planeta na temporada. Supera o desempenho de Mourinho com o Manchester United, que sofreu 21 gols em 31 partidas (média de 0,56).

    Líder invicto do Campeonato Brasileiro, o Corinthians não teve sua posição ameaçada nem com a folga na última rodada da competição.

    Por causa da viagem da Chapecoense para a Copa Suruga, no Japão, o Corinthians vai enfrentar a equipe catarinense no próximo dia 23. Com um jogo a menos, a distância para o Grêmio, segundo colocado, é de oito pontos.

    Recuperado de fratura de duas costelas e lesão pulmonar, Jadson voltou a ser relacionado após um mês, mas vai começar na reserva. A armação será dividida pelos meias Clayson e Rodriguiho.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024