• Esporte

    Tuesday, 23-Apr-2024 15:28:15 -03
    Copa do Mundo 2018

    Reserva na seleção, Ederson nunca jogou profissionalmente no Brasil

    LUIZ COSENZO
    DE SÃO PAULO

    05/09/2017 02h00

    Desconhecido do público brasileiro e ainda sem atuar pela seleção principal, o goleiro Ederson Santana de Moraes, ou simplesmente Ederson, 24, é o outro cotado para ficar com uma das três vagas da posição para a Copa do Mundo de 2018.

    Natural de Osasco, o goleiro começou nas categorias de base do São Paulo. Aos 16 anos chamou a atenção de um olheiro da empresa do português Jorge Mendes, empresário do atacante Cristiano Ronaldo, e trocou a equipe paulista pelo Benfica.

    Assim, deixou o país sem disputar uma partida sequer como profissional.

    No Benfica, assinou um contrato para atuar nas categorias de base por três anos. Foi emprestado para o Ribeirão, time da terceira divisão portuguesa. Virou titular aos 18 anos e rescindiu com o Benfica para assinar com o Rio Ave em 2012 e ter mais chances de jogar.

    Três anos depois, retornou ao clube de Lisboa, onde disputou posição com Júlio César na temporada passada. Ele desbancou o ex-goleiro da seleção brasileiras nas Copas do Mundo de 2010 e 2014.

    Foi convocado para a seleção na Copa América Centenário, em 2016, e era o preferido de Rogério Micale para os Jogos Olímpicos, mas sofreu uma lesão e acabou cortado das duas competições.

    Com Tite, foi chamado para as partidas das eliminatórias contra Uruguai e Paraguai e agora diante de Equador e Colômbia, além dos amistosos realizados contra Argentina e Austrália, mas nunca entrou em campo.

    Em junho, se tornou o segundo goleiro mais caro do mundo ao ser contratado pelo Manchester City. A pedido de Pep Guardiola, o clube inglês pagou 40 milhões de euros (cerca de R$ 144 milhões) para tirá-lo do Benfica.

    O que chamou a atenção do treinador espanhol, além das defesas em si, foram suas reposições de bola.

    A negociação mais cara na posição foi a transferência do italiano Gianluigi Buffon, que custou 52 milhões de euros (R$ 188 milhões) em 2001, quando foi negociado pelo Parma com a Juventus.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024