• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 11:33:30 -03

    Campeonato Brasileiro 2017 - Série A

    Lucas Lima marca após 5 meses e comanda vitória do Santos em clássico

    KLAUS RICHMOND
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SANTOS

    11/09/2017 03h03

    Ivan Storti - 10.set.2017/Divulgação/Santos FC
    SANTOS,SP - lUCAS LIMA durante o jogo entre Santos/SP x Corinthians/SP realizado esta tarde na Vila Belmiro, valido pela 23a. rodada do Campeonato Brasileiro de 2017Foto: Ivan Storti/ SantosFC/DIVULGACAO) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Lucas Lima durante jogo entre Santos e Corinthians pelo campeonato Brasileiro

    O gol que abriu caminho para a vitória por 2 a 0 do Santos no clássico com o Corinthians, na Vila Belmiro, traduziu a construção de uma esperança dentro da casa alvinegra. O feito e a atuação do meia Lucas Lima no clássico parecem ter reacendido um jogador que estava aparentemente abatido na temporada.

    O camisa 10 é visto de forma diferente na Vila desde que surgiram informações de uma suposta negociação sua com o Barcelona, que contaria com a participação do amigo Neymar. As chances ruíram com a ida do jogador para o Paris Saint-Germain. Desde então, seu desempenho despencou vertiginosamente.

    Mas o meia que vive fase apagada na clube voltou a ser protagonista no clássico deste domingo (10).

    O gol diante da melhor defesa da competição tirou uma marca que pesava no ano: foi o primeiro marcado após pouco mais de cinco meses de espera.

    A última vez, em 22 de março, havia acontecido na vitória por 2 a 0 contra o São Bento, fora de casa, ainda pela primeira fase do Campeonato Paulista.

    Lucas Lima, no entanto, não viveu só do gol no clássico. O meio-campista comandou o setor durante todo o jogo, buscando alternativas individuais para romper a forte marcação corintiana e criar oportunidades para os companheiros.

    De acordo com números do Footstats, participou em oito das 11 finalizações do Santos em todo o jogo, com sete passes e um chute a gol.

    "Estamos procurando passar isso para ele [Lucas Lima], que não tem ninguém tão bom que não possa melhorar. Percebi o empenho dele nisso, o meu papel é passar isso. O cara com a bola no pé, não precisa falar muita coisa, mas, com relação a arbitragem e na marcação, ele pode evoluir bastante", disse o técnico do Santos, Levir Culpi.

    A opinião do treinador se baseia em uma preocupação já antiga da comissão técnica. Há dúvidas em relação ao potencial de evolução do santista no posicionamento em campo e no comportamento para evitar discussões com os árbitros.

    O número de cartões amarelos é considerado exagerado pela comissão técnica e pela diretoria do clube. Lucas Lima já foi advertido 12 vezes só nesta temporada.

    DECISIVO

    O trabalho, agora, é motivar um jogador que sai do "lugar comum" justamente para um momento considerado fundamental para o Santos na temporada. Na quarta (13), o time enfrenta o Barcelona, na Libertadores, campeonato no qual Lucas Lima já possui números significativos, como o fato de ter dado seis assistências para gols. É o principal nome da competição no quesito.

    A postura surpreendente no clássico paulista reacende não só o Santos na briga pelo título da competição nacional, mas, principalmente, a esperança santista em seu maestro.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024