• Esporte

    Friday, 03-May-2024 08:37:55 -03

    Etapa na Califórnia do Mundial de surfe tem dobradinha brasileira

    DO UOL

    15/09/2017 16h26 - Atualizado às 16h57

    A etapa da Califórnia do Mundial de surfe teve duas vitórias brasileiras nas finais masculina e feminina. Filipe Toledo e Silvana Lima foram os campeões, nesta sexta-feira (15), nos Estados Unidos.

    Filipe venceu sua segunda etapa na atual edição do Mundial de surfe. Diante do atual líder do ranking, Jordy Smith, o brasileiro teve uma somatória de 15,67 e se saiu vencedor de Trestles, na Califórnia (EUA) - o sul-africano terminou com 9,33.

    O título em Trestles dará 10 mil pontos para Filipe Toledo no Mundial de Surfe. Com o resultado, o brasileiro assumirá a sétima colocação, com 34.850 pontos. A classificação no surfe, porém, é variável, já que os atletas podem escolher duas etapas para serem descartadas.

    A derrota na final dará a Jordy Smith 8 mil pontos. A pontuação deixará o sul-africano ainda mais líder, que alcançará os 45.850 pontos.

    Antes de Trestles, Filipinho já havia sido campeão na etapa de J-Bay, na África do Sul. Já Jordy Smith venceu apenas a etapa de Bells Beach, na Austrália. A próxima etapa do Mundial de Surfe está marcada para acontecer entre os dias 7 e 18 de outubro, em Nouvelle-Aquitaine, na França.

    Adriano Vizoni/Folhapress
    O surfista brasileiro Filipe Toledo venceu etapa dos EUA

    Já a cearense Silvana Lima se impôs nesta sexta contra a jovem promessa australiana Keely Andrew.

    Quase sempre à frente na disputa, Silvana terminou a bateria com uma somatória de 17,60 pontos (8,93 e 8,67). Já Keely não conseguiu que nenhuma de suas notas fosse melhor que as notas da brasileira. A australiana terminou o duelo com 10,93 pontos (6 e 4,93).

    "Estava me sentindo muito confiante. Eu ainda não acredito que venci aqui. Que felicidade que estou sentindo. Desde o começo fiquei pensando que é um lugar muito especial, amo vir para cá. O Brasil está em festa, obrigado a todo mundo", disse Silvana em entrevista ao canal oficial do Mundial de Surfe.

    Adriano Vizoni/Folhapress
    A surfista brasileira Silvana Lima disputa bateria do Mundial de surfe em Saquarema (RJ)
    A surfista brasileira Silvana Lima disputa bateria do Mundial de surfe em Saquarema (RJ)

    A vitória coroa a volta de Silvana Lima à elite do surfe mundial. Em 2016, a duas vezes vice-campeã disputou a divisão de acesso do torneio.

    Com 32 anos, a brasileira é a atleta mais velha presente na elite feminina do Mundial de Surfe. Ela não conquistava uma etapa há mais de sete anos - a última havia sido em Sidney, na Austrália, em 2009.

    Surfe

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024