• Esporte

    Monday, 06-May-2024 14:30:45 -03

    Chelsea e Manchester City fazem duelo opondo estrelas da seleção brasileira

    LÚCIO RIBEIRO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    30/09/2017 02h00

    Por tudo o que envolve, talvez não haja um jogo mais interessante no mundo neste final de semana do que Chelsea e Manchester City, em Londres, neste sábado (30). Na verdade, esse clássico da Premier League, a liga de futebol inglesa, são vários jogos em um só.

    O embate do campeão do ano passado contra o líder deste ano –o Chelsea está em terceiro no Inglês, a apenas três pontos do City–, pela sétima rodada, tem fortes ligações brasileiras, inclusive.

    A seleção do Tite, que se apresenta semana que vem para jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial de 2018, provavelmente terá no duelo em campo, do mesmo lado ou lutando contra, um bom número de brasileiros.

    Gabriel Jesus, agora talvez titular na marra, após o acidente de seu companheiro de time, o argentino Kun Aguero, que se lesionou, está em boa fase, mas não carrega a certeza de começar os jogos ou de ainda não ser sempre substituído no meio, no ataque em que o técnico catalão com Pep Guardiola diz ter "seis possíveis titulares".

    Os números do atacante brasileiro, porém, não são desprezíveis. Nos últimos jogos, fez quatro gols pela Premier League e um pela Liga dos Campeões. Jesus não encara o renovado zagueiro David Luiz, do Chelsea, que cumpre suspensão por expulsão.

    Tudo depende das escalações, mas Fernandinho, volante do City, deve encontrar em seu pedaço de campo o meia Willian, do Chelsea, para depois "virarem amigos" de novo na apresentação da seleção brasileira.

    O elogiado goleiro Ederson, do City, com três gols sofridos em nove jogos, e o lateral Danilo, recém-chegado do Real Madrid a Manchester, são outros brasileiros convocados que estarão presentes no duelo do Inglês.

    ESTRANGEIROS

    O jogo ainda reserva alguns embates particulares. O técnico Tite, nesta semana, deu destaque à seleção da Bélgica, em entrevista sobre favoritos para a Copa na Rússia no ano que vem. Os elencos dos rivais em Londres neste sábado carregam cinco belgas: Courtois, Hazar e Batshuayi, no Chelsea. E De Bruyne e Kompany, no Manchester City. Kompany está voltando de contusão e há rumor que joga, embora Guardiola diga o contrário.

    A forte brigada espanhola do Chelsea pode ir toda a campo unida na partida de hoje. Azpilicueta, Alonso, Pedro e Morata devem ser titulares. O meia Cesc Fabregas provavelmente começará no banco. Do lado do City, outro espanhol, David Silva, também meia, deve ser titular. A Espanha é líder de sua chave nas eliminatórias europeias e joga sexta que vem contra a Albânia.

    Um personagem que não entra em campo tem sua história ele mesmo neste Chelsea e City. O técnico Pep Guardiola, um dos mais conceituados do planeta, nunca ganhou uma partida de 90 minutos do seu rival de hoje, atualmente comandado pelo italiano Antonio Conte. Nos sete jogos que viu o Chelsea pela frente, o catalão só venceu a Supercopa da Europa de 2013, mas nos pênaltis.

    SEMELHANÇAS

    Pelo City, o atacante português Bernardo Silva, que está cotado para começar jogando, carrega um ponto que une Chelsea e seu time, o Manchester City. Ele foi comprado do badalado Monaco, semifinalista da última Liga dos Campeões e atual campeão francês. O clube francês vendeu também, o meia Tiemoue Bakayoko para o Chelsea, que já tem até música própria, cantada pela torcida do time de Londres.

    Chelsea e City são unidos pelo Monaco e também são unidos pelo dinheiro. Clubes de muita tradição no futebol inglês, suas ascensões ao patamar de gigantes como Liverpool e Manchester United, são recentes, para ficar em dois exemplos. Uma tendência do futebol que deu títulos aos dois clubes, inclusive uma Champions League para o Chelsea, coisas antes impensáveis para as duas equipes.

    O próprio Guardiola, até, em sua segunda temporada inglesa depois de uma primeira bem abaixo da crítica, carrega uma pressão maior do que seu adversário, o Conte, que chegou no ano passado para tapar buraco e saiu com o título.

    Definitivamente, um jogo interessante por onde se olhe, esse Chelsea e Manchester City.

    NA TV
    13h30 Chelsea x Manchester City
    ESPN Brasil, ao vivo

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024