• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 17:03:11 -03

    Copa Libertadores

    Trocar o Palmeiras pelo Grêmio foi a melhor escolha, diz Barrios

    LUIZ COSENZO
    DE SÃO PAULO

    01/11/2017 02h00

    Em oito meses, a vida do atacante argentino naturalizado paraguaio Lucas Barrios, 32, mudou radicalmente no Brasil. De reserva e pouco aproveitado no Palmeiras, o jogador virou ídolo e artilheiro do Grêmio na temporada.

    Nesta quarta (1º), o camisa 18 do time tricolor gaúcho pode escrever mais um capítulo na sua história em Porto Alegre. Ele tenta pôr o Grêmio na final da Libertadores pela primeira vez desde 2007.

    Com a vitória sobre o Barcelona (EQU) no jogo de ida por 3 a 0, a equipe pode até perder a partida de volta por dois gols de diferença. O confronto está marcado para a Arena do Grêmio, às 21h45.

    "Realmente, é o meu melhor momento no Brasil desde que fui contratado pelo Palmeiras, em 2015. É muito prazeroso estar na semifinal da Libertadores. Construímos uma vantagem importante, mas nada está definido. Se vacilarmos, a situação pode ficar complicada", disse o jogador, autor de 19 gols na temporada, dos quais 18 pelo atual clube.

    Os números comprovam as palavras de Barrios. Com média de 0,46 gols por jogo no ano, ele tem o seu melhor desempenho desde a temporada 2010/2011, quando atingiu 0,51 pelo Borussia Dortmund. Naquela oportunidade, ele sagrou-se campeão alemão.

    Dos 18 gols marcados pelo Grêmio, seis foram pelo torneio sul-americano. Na disputa pela artilharia, está atrás de Chumacero (com 8 gols), do The Strongest, Luan, do Grêmio, e Scocco, do River Plate (ambos com 7).

    Editoria de Arte/Folhapress

    Ele ainda foi um dos artilheiros da Copa do Brasil -fez cinco gols, a mesma quantidade do cruzeirense Sóbis, o goleador da competição.

    No Palmeiras, o atacante marcou 13 vezes em 44 partidas durante quase 20 meses.

    A melhor temporada do jogador na equipe paulista foi em 2015, quando conquistou o título da Copa do Brasil como titular. No ano passado, integrou o elenco campeão brasileiro, mas foi pouco utilizado pelo técnico Cuca.

    Ele era preterido pelo atacante Gabriel Jesus e, quando teve a oportunidade de disputar uma sequência de partidas, lesionou-se.

    Apesar da transferência de Jesus para o Manchester City, Barrios imaginou que as chances seriam mais difíceis neste ano dado o investimento feito pelo clube para contratar o colombiano Borja.

    Assim, abriu mão do R$ 1 milhão por mês que recebia para se transferir para o Grêmio, onde ganha menos da metade do valor.

    "Abri mão porque precisava jogar e vi que no Grêmio eu disputaria várias competições, como a Libertadores. Foi uma das melhores decisões que tomei na minha carreira porque deu certo e estou jogando uma semifinal de Libertadores", disse.

    Ele afirmou que o treinador Renato Gaúcho teve um papel importantíssimo em sua decisão. De acordo com o jogador, "Renato sabe lidar com os atletas e sempre fala a verdade".

    "Estava na reserva do Palmeiras e, mesmo assim, o Renato pediu a minha contratação e me passou confiança, me deu oportunidade de jogar. A diretoria também me passou confiança, assim como a torcida, que me abraçou no aeroporto", lembrou o jogador, que foi recepcionado por quase mil pessoas no aeroporto Salgado Filho.

    NA TV
    Grêmio x Barcelona (EQU)
    21h45 Globo (SP e RS),
    Fox Sports e SporTV

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024