• Esporte

    Wednesday, 01-May-2024 23:31:56 -03

    Campeonato Brasileiro 2017 - Série A

    Corinthians joga e torce para ser campeão já na próxima segunda

    ALEX SABINO
    LUIZ COSENZO
    DE SÃO PAULO

    08/11/2017 02h00

    A vitória no clássico diante do Palmeiras não apenas trouxe alívio ao Corinthians após uma sequência de quatro resultados negativos. Abriu também a possibilidade de a equipe conquistar o título do Brasileiro na próxima segunda-feira (13).

    Nesta quarta (8), a equipe enfrenta o Atlético-PR, às 21h45, na Arena da Baixada. No sábado (11), às 19h, recebe o Avaí no Itaquerão.

    Se vencer os dois jogos, o Corinthians será campeão com uma combinação de resultados. Para isso, o Santos teria de perder para o Vasco, nesta quarta, e Chapecoense, na segunda; Grêmio e Palmeiras teriam que somar, no máximo, um ponto cada nas próximas duas rodadas; e o Cruzeiro não poderia vencer suas duas próximas partidas.

    Os gaúchos enfrentam dois adversários que estão na zona de rebaixamento: Ponte Preta (em Campinas) e Vitória (em Caxias do Sul). Os paulistas encaram o mesmo time baiano, no Barradão, e o Flamengo. O Cruzeiro também encara o Flamengo, mas nesta rodada, e o Fluminense na próxima.

    Caso consiga faturar o troféu na segunda (quando o Santos enfrenta a Chapecoense, fechando a 34ª rodada), o Corinthians igualará São Paulo e Cruzeiro como os campeões mais precoces da história dos pontos corridos, que começou a ser disputado em 2003. Os dois conquistaram o título a quatro jogos do fim da competição em 2007 e 2013, respectivamente.

    Atlético-PR e Avaí, os próximos adversários do Corinthians, convivem com o fantasma do rebaixamento. Em 11º, o clube paranaense tem sete pontos de folga em relação à zona de degola, com 42 pontos. Com 35, o Avaí é o penúltimo colocado.

    "Se você vencer um clássico, fica com moral. É sempre importante. Vencemos os os três clássicos contra o Palmeiras [em 2017]. Isso nos deu motivação. A gente sabe que tem seis finais", disse o lateral Guilherme Arana.

    EQUIPES

    Para o duelo contra o Atlético-PR, o Corinthians, que tem 62 pontos, não contará com três jogadores considerados titulares: o goleiro Cássio, o volante Gabriel e o meia-atacante Jadson, suspensos pelo cartão amarelo.

    No meio de campo, Fellipe Bastos e Maycon, que perdeu a posição para Camacho, brigam por uma vaga, enquanto Clayson será mantido no lugar de Jadson. Já no gol, Walter fará seu primeiro jogo na temporada.

    "A gente tem que encarar como se fosse uma final, jogo a jogo como tem sido desde o início do ano. Comigo não será diferente. Tenho que entrar, fazer bem o meu papel, ajudar a equipe de qualquer forma para a gente conseguir o resultado positivo e se aproximar ainda mais do título", disse o goleiro.

    Jô será julgado nesta quarta-feira por agressão a Rodrigo na partida contra a Ponte Preta, no último dia 29. Se for condenado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), pode ser suspenso por até 12 partidas, mas poderá atuar nesta quarta, já que a pena valeria apenas a partir desta quinta (9).

    RIVAIS

    O Santos ganhará opções para reforçar o elenco contra o Vasco, nesta quarta, às 21h45, na Vila Belmiro. Jean Mota, Matheus Jesus e Copete, que ficaram fora da última partida, estão à disposição. Dos três, apenas o primeiro deve aparecer no time titular atuando improvisado na lateral esquerda.

    O motivo de otimismo para o Santos é a presença de Bruno Henrique, melhor em campo na vitória de sábado (4), sobre o Atlético-MG. Foi o primeiro jogo de Elano como treinador. Ele foi confirmado no cargo até o final do campeonato.

    Se vencer e o Corinthians perder, o Santos, que atualmente tem 56 pontos, ficará a três do líder.

    Quarto colocado, o Palmeiras terá quatro desfalques diante do Vitória: o zagueiro Mina e o atacante Borja, que estão com a seleção colombiana, além de Deyverson, suspenso e Willian, machucado.

    No setor defensivo, Juninho será o substituto. No ataque, Valentim ainda não definiu se escalará Róger Guedes ou Erik.

    Otimista com a possibilidade de título há duas semanas, o Palmeiras (54 pontos) conquistou apenas um ponto nos dois últimos jogos, mas o discurso oficial continua sendo que a prioridade é terminar entre os quatro primeiros e ficar com uma das vagas automáticas para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores da América.

    Outro concorrente na luta pelo título, o Grêmio, 3º colocado (54 pontos), poupará seis titulares contra a Ponte Preta: Edílson, Geromel, Kannemann, Cortez, Arthur, Luan e Barrios. A prioridade da equipe é a final da Libertadores, contra o Lanús (ARG). O primeiro jogo será dia 22.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024