• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 05:51:47 -03

    Sucesso na base, Palmeiras ignora pratas da casa no time profissional

    EDUARDO GERAQUE
    LUIZ COSENZO
    DE SÃO PAULO

    25/11/2017 02h00

    Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação
    Jogadores da categoria sub-17 do Palmeiras comemoram gol marcado contra o Corinthians no 1º jogo da final da Copa do Brasil da categoria
    Jogadores da categoria sub-17 do Palmeiras comemoram gol marcado contra o Corinthians no 1º jogo da final da Copa do Brasil da categoria

    Pela primeira vez na história do Palmeiras, as cinco equipes das categorias de base do clube disputam a decisão do Campeonato Paulista.

    Os times sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20 têm agora, a partir deste fim de semana, nova chance de fazer história, se todas elas conseguirem ser campeãs, algo que jamais ocorreu.

    A equipe sub-17 ainda está na final da Copa do Brasil -enfrenta o Corinthians na próxima para quinta (30).

    Apesar de todo o sucesso, o elenco principal do Palmeiras não possui sequer um jogador da base como titular nesta temporada. Durante os quatro torneios que disputou, apenas três foram aproveitados nos jogos: Gabriel Furtado, Vitinho e Iacovelli.

    O campeão Corinthians utilizou dez, enquanto o São Paulo promoveu 11 atletas, além de David Neres, negociado sem atuar neste ano. O Santos usou 12 jogadores.

    Dos três atletas utilizados em 2017 pelo Palmeiras, Iacovelli e Vitinho foram negociados. O primeiro se transferiu em definitivo para o Real, de Portugal, enquanto o segundo está emprestado para o Barcelona B.
    No total, o Palmeiras emprestou mais de 20 atletas para outros clubes no ano.

    "O trabalho de reestruturação que estamos fazendo no Palmeiras, por meio da profissionalização e implementação de nova filosofia nas categorias de base, começa mostrar resultado. É certo que no ano que vem, e nos próximos, teremos mais jogadores da base treinando com os profissionais", diz o presidente Maurício Galiotte.

    Levantamento feito pela Folha nas três últimas temporadas, mostra que só quatro jogadores da base do Palmeiras atuaram entre 2015 e 2017 em mais de dez jogos pelo time profissional.

    Um deles, Gabriel Jesus, não apenas foi decisivo na conquista do Brasileiro de 2016, campeonato que o clube não ganhava há 22 anos, como ainda deu lucro.

    Na negociação do atacante para o futebol inglês, o Palmeiras ficou com R$ 77 milhões. Com a formação de atletas, segundo estudo do Itaú BBA, o clube gastou R$ 30 milhões em 2015 a 2016.

    Jesus atuou 85 vezes no profissional do Palmeiras, João Pedro atuou 24, Victor Luís 11 e Matheus Sales 30.

    Se o ano de 2017 é histórico para a base, em 1959 e 1977 houve conquistas parecidas. Mas havia uma diferença. Naqueles anos, os campeonatos estaduais não eram tantos.

    Nos anos 1950 foram quatro finais. Na sub-15, sub-17, aspirantes e extra-amador. Houve a conquista de três títulos e a derrota no sub-17.

    Na década de 70, os garotos do Palmeiras foram vice-campeões no sub-15 e no sub-17. Mas ganharam o título paulista no sub-20.

    FINAIS DEVEM LEVAR 20 MIL À ARENA ALVIVERDE

    Em duas das finais que disputa nas categorias de base, o Palmeiras decidiu levar os jogos para o Allianz Parque. Neste sábado (25), o clube prevê bom público para a rodada dupla com decisões do sub-11 e sub-15, a partir das 14h.

    Na sexta (24), foram distribuídos 20 mil ingressos para os torcedores que não são sócios. Há ainda 1.700 bilhetes reservados para integrantes do programa Avanti.

    O sub-11 enfrenta o Santos às 14h. O time ganhou por 2 a 1 a primeira partida, no CT Rei Pelé.

    O sub-15 entra em campo contra o São Paulo, às 16h. O primeiro jogo terminou em 0 a 0. Com a melhor campanha, o Palmeiras fica com o título com outro empate.

    Nas outras três decisões, os times do Palmeiras jogam fora de casa.

    O primeiro jogo da decisão do Paulista sub-20 contra a Ponte Preta será em Americana, às 18h deste sábado. No domingo (26), a equipe sub-13 disputa o Estadual com o Corinthians, no Parque São Jorge, às 10h30.

    A final do sub-17 será na quinta (30), no Moisés Lucarelli, contra a Ponte Preta, às 11h. No primeiro duelo, a equipe alviverde venceu por 2 a 1.

    Os jogos sub-11, sub-13 e sub-15 vão ser exibidos no canal do Palmeiras no YouTube. A Rede Vida transmite o sub-17 e o Esporte Interativo e o Facebook da FPF mostrarão o jogo sub-20.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024