• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 16:29:29 -03

    São Paulo anuncia Ricardo Rocha como novo coordenador de futebol

    DO UOL

    28/12/2017 11h45

    Érico Leonan / saopaulofc.net/Divulgação
    Ricardo Rocha trabalhará ao lado de Raí no São Paulo
    Ricardo Rocha trabalhará ao lado de Raí no São Paulo

    Ricardo Rocha está de volta ao São Paulo. Após 26 anos do título do Campeonato Brasileiro de 1991, o ex-zagueiro agora fará parte da gestão do departamento de futebol, auxiliando o diretor-executivo Raí na pasta.

    O anúncio foi feito pelo clube na manhã desta quinta-feira. Assim, Ricardo deixa o cargo de comentarista que ocupava no canal fechado SporTV.

    "Atuei com o Ricardo Rocha tanto na Seleção Brasileira quanto no São Paulo, e tenho extrema confiança nele. Tenho certeza de que ele tem muito a contribuir no dia a dia dos atletas e da comissão técnica. Ele é o primeiro nome que indico e fará parte da nossa nova equipe permanente no CT da Barra Funda", explicou Raí.

    Além do título nacional como são-paulinos, Raí e Ricardo Rocha também estiveram juntos na seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 1994. Agora, a parceria será reeditada para gerir o futebol do time tricolor. Pesa a favor do ex-zagueiro o perfil agregador e o bom trato pessoal. O cargo tem a nomenclatura de coordenador de futebol.

    "Raí me procurou e tivemos uma conversa. Gostei do que ele me apresentou. Claro que eu estava cômodo na televisão, mas pensava em voltar um dia para o campo. Ele expôs o que queria, de resgatar a grandeza do que acreditamos ser o São Paulo. Eu acredito, a começar pelo Raí, ao lado de Rogério Ceni o maior ídolo do São Paulo. É uma pessoa de caráter e índole importantes. A amizade sempre existiu, sempre nos falamos e agora veio esse convite. Estou feliz de voltar a uma casa que conheço muito bem e onde tenho história", disse Ricardo à SPFCtv.

    Montar uma equipe maior para administrar o futebol era um dos objetivos iniciais de Raí, que entrou para a diretoria no início do mês para substituir Vinicius Pinotti. A chegada de Ricardo Rocha não impede, por exemplo, que Diego Lugano também integre o departamento de futebol, como havia sido sugerido pelo próprio Pinotti anteriormente.

    O ídolo uruguaio, inclusive, declarou ao jornal "El Observador", de Montevidéu, que considera seriamente a possibilidade de atuar entre a diretoria e a comissão técnica do São Paulo. A missão de Lugano seria mais ligada aos jogadores, enquanto Ricardo Rocha seria o elo com Raí e outros dirigentes.

    "O convite tem vários aspectos. Tem o trabalho de campo do Dorival, mas eu serei um elo entre campo e direção. E tem meu conhecimento de futebol, de três anos e meio na imprensa, conhecimento fora de campo, conhecendo muita gente no Brasil e fora. O relacionamento não é só em campo, motivando jogadores, mas fora também. Precisa resgatar a autoestima dos jogadores, a vontade de ser campeão, de trabalhar. A alegria do dia a dia. O clima conturbado fora de campo afeta em campo", alertou.

    Como jogador, Ricardo fez 70 jogos em dois anos pelo Tricolor, mas conquistou três títulos - o Brasileiro e mais dois Paulistas - e ganhou espaço na galeria de ídolos do clube.

    Ricardo Rocha será o novo coordenador de futebol do São Paulo

    RELAÇÃO COM LECO
    Pouca gente sabe, mas o presidente Leco era o diretor quando o Juvenal (Juvêncio, mandatário da época) me contratou em 1989. Ele que me buscou em Portugal. E tudo isso mexeu comigo. A volta ao São Paulo é um desafio e eu gosto de desafios, por tudo o que o clube tem passado. E uma vez falei quando saí para o Real Madrid, quando me perguntaram sobre o clube. Eu falei: "A estrutura do São Paulo em 1991, quando saí, era melhor que o Real Madrid".

    TORCIDA
    A torcida foi um ponto positivo neste ano, além do segundo turno em campo dos jogadores. O apoio da torcida os jogadores não podem deixar passar. Eles acreditaram e trouxeram momentos belíssimos e precisamos resgatar isso.

    PROJEÇÃO
    Não é serei o melhor ou o pior, mas os jogadores precisam ter confiança em mim. Eles vão me conhecer no dia a dia. Eu não gosto de prometer nada, só a vontade e a alegria enormes de vir trabalhar. Pelo convite do presidente que me trouxe quando jogador e do amigo Raí, que fez um convite que mexeu comigo. Eu acredito em tudo o que ele falou, que está com uma vontade enorme e sabe o que é o São Paulo; E eu também conheço muito bem. Venho muito, muito motivado. E estarei atento a tudo, dentro de minhas limitações, estarei com ele para cumprir da melhor maneira possível. Ajudarei a resgatar o São Paulo. Espero passar essa motivação a eles. Prometemos trabalho para brigar por títulos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024