[an error occurred while processing this directive]

MARCELO SALTON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

17/06/2014 20h54

Ivan Sekretarev/Associated Press
Ops! O goleiro russo Igor Akinfeev leva o primeiro frango da Copa contra a Coreia do Sul
Ops! O goleiro russo Igor Akinfeev leva o primeiro frango da Copa contra a Coreia do Sul

Um jogo de poucas emoções ganhou vida graças ao primeiro frango da Copa do Mundo. Em partida marcada por uma falha do goleiro russo Akinfeev, Rússia e Coreia do Sul empataram em 1 a 1 nesta terça (17), no fechamento da primeira rodada da Copa do Mundo. A partida foi disputada na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Os sul-coreanos abriram o placar com Lee Keun-Ho, aos 22 min da etapa final. O meio-campista chutou de longe e Akinfeev fez a defesa parcial, mas a bola escorregou entre suas mãos antes de entrar. Seis minutos mais tarde, o atacante russo Kerzhakov igualou o placar, após um bate e rebate dentro da área.

O empate encerrou uma série de três vitórias da Coreia do Sul em estreias de Mundiais.

Com o resultado, russos e sul-coreanos dividem a segunda posição do Grupo H. A Bélgica lidera com três pontos, enquanto a Argélia ainda não pontuou.

Na segunda rodada, a Rússia viaja até o Rio de Janeiro, onde enfrenta a Bélgica no Maracanã. O jogo acontece às 13h de domingo (22).

Na mesma data, a Coreia do Sul tem pela frente a Argélia, às 16h no Beira-Rio, em Porto Alegre.

O JOGO

Muita transpiração, pouca inspiração. Preocupados com o calor, os russos adotaram uma postura defensiva, sem dar chance para a Coreia do Sul impor um ritmo mais veloz no jogo.

Principal referência do ataque russo, o atacante Kokorin ficou muito isolado durante toda a primeiro tempo. Quem teve a iniciativa foi a Coreia do Sul, com o Son Heung-Min preocupando os zagueiros da Rússia.

A única oportunidade da etapa inicial foi dos sul-coreanos, mais dispostos a correr riscos. Aos 33 min, Koo Ja-Cheol arriscou de fora da área. A bola desviou na zaga da Rússia e saiu rente ao poste esquerdo do goleiro Akinfeev.

Depois do intervalo, os russos mostraram mais ambição. No primeiro minuto, Berezutski aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou no lado de fora da rede.

Com as duas defesas bem organizadas, os dois times preferiam apostar em chutes de média e longa distância. A Coreia do Sul era encorajada por diversas situações em que Akinfeev mostrou dificuldades em agarrar firme a bola.

Após muitas tentativas, Lee Keun-Ho abriu o placar aos 22 min. Um chute despretensioso foi defendido no primeiro momento, mas o goleiro russo viu a bola escapar entre suas mãos para dentro do gol.

Desesperado, o time russo partiu ao ataque imediatamente. O empatou não demorou. Aos 28, Kerzhakov aproveitou uma confusão dentro da área da Coreia do Sul e empatou o jogo com um chute rasteiro.

Nos minutos finais, a Rússia pressionou, porém a falta de criatividade da equipe dirigida por Fabio Capello atrapalhou. Mesmo no ataque, os russos pouco exigiram do goleiro sul-coreano Jung Sung-Ryong.

[an error occurred while processing this directive]