• Folhinha

    Tuesday, 30-Apr-2024 13:41:28 -03

    Livro conta a história do Papangu, uma espécie de bicho-papão que aparece no Carnaval

    MARTHA LOPES
    DE SÃO PAULO

    03/03/2011 16h24

    Reprodução
    Papangu
    Ilustração do livro "Quem Tem Medo de Papangu?", de Goimar Dantas com desenhos de Claudia Cascarelli

    O Brasil é muito grande e, no nosso país, há muitos modos de comemorar o Carnaval. No Rio e em São Paulo, há os blocos de rua e as escolas de samba. Mas, no Nordeste do Brasil, há uma figura que faz a gente rir e, ao mesmo tempo, bota um pouquinho de medo. Quem quiser conhecê-la, precisa ler o livro "Quem Tem Medo de Papangu?", de Goimar Dantas.

    Com desenhos coloridos da ilustradora Claudia Cascarelli, o livro conta a história do Papangu. Antigamente, nas cidades de Recife e Olinda, ele aparecia para colocar ordem na procissão que acontecia na Quarta-Feira de Cinzas, no fim do Carnaval. Para que as pessoas não fizessem bagunça durante a cerimônia, o Papangu corria de um lado para o outro, dando chicotadas no ar. Com sua dança, ele também convidava o pessoal para a procissão.

    Mas o tempo passou e o Papangu foi proibido, porque muita gente achava que ele lembrava coisas ruins. Por sorte, ele não desapareceu totalmente. Na cidade de Bezerros, por exemplo, o Papangu usava uma máscara feia e saía pedindo um prato de angu, que é um tipo de comida.

    O Papangu também aparecia em outros lugares para assustar a criançada. Mas é claro que não precisa ter medo: o Papangu não é um monstro, é só alguém fantasiado querendo brincar o Carnaval! Não é divertido?

    Quem Tem Medo de Papangu?
    Autora: Goimar Dantas
    Ilustradora: Claudia Cascarelli
    Editora: Cortez
    Preço: R$ 23

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024