• Folhinha

    Saturday, 27-Apr-2024 23:19:49 -03

    No Dia do Saci, saiba mais sobre este personagem brasileiro

    DE SÃO PAULO

    31/10/2011 14h38 - Atualizado às 16h08

    Chega o Dia 31 de outubro e todo mundo pensa em chapéus de bruxa, abóboras com sorrisos malvados e outros seres assustadores. Mas, no Brasil, hoje é o dia de outro personagem: o Saci.

    De gorro vermelho, uma perna só e cachimbo na boca, o Saci é famoso por aprontar com todo mundo. Suas travessuras favoritas são assustar os viajantes, esconder os objetos e dar nó na crina dos cavalos. Os bichos ficam doidos!

    Reprodução
    Nas lendas, o Saci faz várias travessuras
    Nas lendas, o Saci faz várias travessuras

    Mas nem sempre o Saci foi desse jeito. A lenda deste menino nasceu com os indígenas, que contavam a história de um curumim que protegia as florestas. Nada de uma perna só ou do cachimbo.

    Mas, quando os escravos africanos chegaram ao Brasil, eles incorporaram o mito. Aí, o menino indígena virou o negrinho que conhecemos. Ao contrário dos escravos, o Saci era livre e podia correr as matas fazendo travessuras.

    MONTEIRO LOBATO

    Reprodução
    Monteiro Lobato com o Saci e a turma do Sítio
    Monteiro Lobato com o Saci e a turma do Sítio

    Um dos primeiros escritores a recuperar a lenda do Saci foi o pai da Emília e de toda a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo: Monteiro Lobato.

    O escritor gostou tanto do menino de gorrinho vermelho que escreveu "O Saci". Nele, Pedrinho acaba capturando um Saci em uma garrafa. Em troca da liberdade, ele leva o menino para uma aventura na mata, onde Pedrinho conhece a Mula-Sem-Cabeça, a Caipora e outros seres mágicos brasileiros.

    Mas aí já é outra história.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024