• Folhinha

    Thursday, 28-Mar-2024 14:39:00 -03

    Crianças também são vítimas de estresse no final do ano; leia histórias

    BRUNO MOLINERO
    GABRIELA VALDANHA
    DE SÃO PAULO

    07/12/2013 00h01

    Com dores fortes na cabeça e nas costas, Kaio Ramos, 12, foi parar no hospital em outubro. Segundo o médico, a causa do desconforto era estresse.

    "No ano inteiro a gente estudou e fez avaliações. Sem falar nos cadernos que tivemos que carregar. Não estou aguentando mais", desabafou o garoto antes de entrar em férias.

    Ele e seus colegas, que estudam na escola municipal Deputado Rogê Ferreira, no Jaraguá, estavam contando os dias para poder descansar. "Quando chega o fim do ano, ficamos enjoados de tudo", diz Nicoly de Souza, 12.

    No colégio Sion, no bairro de Higienópolis, as provas finais é que tiram o sossego dos alunos. "A gente chega a ter seis avaliações em uma semana. Vou ficar com saudade dos meus amigos, mas não vejo a hora de ir para a praia", conta Rodrigo Carvalho, 10.

    Segundo o psicólogo Antonio Carlos Amador Pereira, o estresse é uma reação frente a uma situação que requer adaptação. "É preciso aprender a lidar com ele. Brincar e se divertir são formas de fazer isso", afirma.

    PARA RELAXAR

    Viajar é o segredo para lidar com o estresse que o excesso de pressão e de provas acaba causando, segundo alunos do Sion. Assim como Rodrigo, a maior parte deles vai à praia, faz viagens internacionais ou participa de acampamentos de férias.

    "Vou passar uma semana no interior com umas amigas. Sem lição de casa e preocupações. Quero chegar descansada no ano que vem", diz Amanda Tosi, 11.

    Quem não pode viajar usa outros métodos para relaxar. É o caso de Guilherme Freitas, 11. Amigo de Kaio e Nicoly, ele conta ter uma técnica simples e infalível. "Pretendo ficar em casa sem fazer nada."

    Raquel Cunha/Folhapress
    Matheus (esq.) imita pose de relaxado e Lucas, de estressado, na biblioteca do colégio Sion
    Matheus (esq.) imita pose de relaxado e Lucas, de estressado, na biblioteca do colégio Sion

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024