• Folhinha

    Saturday, 04-May-2024 20:06:11 -03

    Filhote de pinguim nasce em aquário de SP; saiba o que fazer se encontrar um na praia

    BRUNO MOLINERO
    DE SÃO PAULO

    11/01/2014 00h01

    Quando a porta se abre e os primeiros seres humanos pisam dentro do aquário destinado aos pinguins, Buzininha já sabe o que fazer: ele corre para a frente da caverna feita de isopor, balança o bico e não deixa ninguém se aproximar. Com uma máquina fotográfica, então, nem pensar!

    Atrás dele, estão sua companheira, Kowalskinha (homenagem ao pinguim de "Madagascar"), e seu filhote recém-nascido. O bebê, que saiu do ovo no último dia 29, é o primeiro a nascer na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André (SP).

    "São os dois que tomam conta do filhote. A gente não conseguiu ter contato com ele ainda", conta o biólogo Marcus Corradini. O bebê pinguim só deve sair do ninho quando fizer um mês. Com dois meses, deve começar a nadar. "Só então descobriremos se é macho ou fêmea", diz.

    Buzininha, Kowalskinha e os outros 21 pinguins-de-magalhães adultos do local foram encontrados perdidos em praias brasileiras. "Essa espécie vive na Patagônia [região ao sul da Argentina] e é a mais comum a aparecer no Brasil", diz Corradini.

    Ao contrário do que muitos pensam, essas aves não vivem no gelo. "As temperaturas de onde moram variam de 7ºC a 25ºC -e os filhotes precisam ficar ainda mais aquecidos."
    Por isso, Kowalskinha fica sentada em cima do bebê o tempo todo. Só sai para pegar peixe. Mas volta logo para cuspi-lo já mastigado na boca do filhote.

    POR QUE APARECEM NO BRASIL?

    Os cientistas não sabem ao certo. Durante o inverno, os pinguins-de-magalhães migram da Patagônia para fugir do frio rigoroso. Provavelmente, alguns se perdem e acabam nas praias do Brasil.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Arte sobre o que fazer se encontrar pinguins na praia

    SABINA ESCOLA PARQUE DO CONHECIMENTO
    ONDE r. Juquiá, s/nº - Santo André
    QUANDO terça a domingo, das 12h às 18h
    QUANTO de R$ 5 a R$ 10

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024