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    'O Menino e o Mundo' se inspira em Joan Miró e outros pintores

    GABRIELA ROMEU
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    18/01/2014 00h01

    "Fazer esse filme era como estar em um jogo, em que iam aparecendo diversos elementos, e a gente tinha que conectá-los", conta Alê Abreu, que passou quatro anos desenhando e animando "O Menino e o Mundo", quadro a quadro.

    Um velho, um rapaz, bolinhas coloridas e uma semente que surgiam nos desenhos eram como pistas ou peças do jogo. E o que isso tudo significava?

    Editoria de Arte/Folhapress

    Para fazer um filme, geralmente o diretor chama primeiro um roteirista para bolar a história e os personagens. Mas foi diferente com "O Menino e o Mundo", criado num processo que pode ser chamado de experimental e intuitivo.

    Brotou de uma história desenhada -e não escrita e roteirizada.

    "Nesse filme, a força da imagem está em não termos seguido um texto, ele nasceu de uma construção como a pintura e a música", diz o diretor.

    Enquanto o menino ganha o mundo, o animador já começa a ouvir o chamado de outra história. Diz que tem uma pasta com desenhos do próximo filme. "Não sei ainda qual história será, mas já fecho os olhos e me transporto para esse lugar."

    Para Alê Abreu, desenhar é como falar uma língua. Ele não se lembra quando soltou as primeiras "palavras". "Desenho desde sempre."

    É o desenho que traz recordações da mãe, que perdeu precocemente, aos cinco anos de idade. "Tenho 13 lembranças da minha mãe, e uma delas é de quando me ensinou a misturar as cores." Para o menino, pareceu mágica pura.

    Ao ficar órfão, morou por um tempo na casa da avó. Da época, recorda-se de esperar ansiosamente pelos papéis que embrulhavam a carne, para desenhar enquanto a avó preparava o jantar.

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