• Folhinha

    Monday, 06-May-2024 20:34:22 -03

    Em livro, menino se finge de doente para provar maçã

    GABRIELLA MANCINI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    01/02/2014 00h01

    "Visita à Baleia", de Paulo Venturelli, mereceu o segundo lugar no prêmio Jabuti de 2013. Foi escrito cheio de poesia e saudade da infância. O novo livro do autor, "Maçãs Argentinas", segue o mesmo caminho delicado, e também trata da relação entre pai e filho.

    Quem conta a história é o menino Zeza. Enquanto passeia por sua cidade, ele apresenta alguns personagens divertidos, como a prima que tinha bigodes e a tia que se sacudia toda quando ria. Também revela alguns pensamentos de criança. Não entende, por exemplo, como os anjos fazem xixi e cocô se não têm nenhum "buraquinho"?

    Mas seu pensamento central era vermelho, redondo, vistoso: a maçã argentina, que o garoto nunca tinha provado, pois o salário do pai não alcançava.

    Como seria seu gosto? Seu cheiro? Sua textura?

    Para conseguir provar das maçãs, vale tudo. Até se fingir de doente! Mas, quando aquela delícia finalmente chega às mãos de Zeza no hospital, o garoto tem uma surpresa: o sabor dos olhos é muito diferente do sabor da boca.

    Venturelli conta que o livro surgiu de um desejo real: quando criança, ele morria de vontade de comer maçãs argentinas, que eram muito caras.

    Divulgação
    crédito Divulgação legenda ilustração livro "Maçãs Argentinas" ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Ilustração livro "Maçãs Argentinas"

    MAÇÃS ARGENTINAS
    AUTOR Paulo Venturelli
    EDITORA Positivo
    PREÇO R$ 29,90
    INDICAÇÃO a partir de 10 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024