• Folhinha

    Monday, 06-May-2024 18:13:11 -03

    Cerca de 20 milhões de pecinhas dão vida ao filme 'Uma Aventura Lego'

    SÉRGIO RIZZO
    ENVIADO ESPECIAL A CARLSBAD (EUA)

    08/02/2014 00h01

    O sonho de todo cineasta é fazer um filme que não se pareça com nenhum outro. Os diretores de "Uma Aventura Lego", que entrou em cartaz ontem, conseguiram chegar lá.

    Para dizer a verdade, tem coisa ligeiramente parecida com o filme, sim. A série "Transformers", por exemplo, também dá vida a uma linha de brinquedos.

    Mas, nesse caso, foi com atores e efeitos especiais realistas, para a gente acreditar em tudo. Não sei você, mas acho que "Transformes" ficou forçado. É tudo falso e barulhento.

    Já o legal de "Uma Aventura Lego" é que o próprio filme não se leva a sério. É uma grande brincadeira, uma história bem maluca com os blocos de montar.

    "É uma mistura de 'Transformers' com 'Matrix'", disse à "Folhinha" o ator Chris Pratt, em evento de divulgação do filme, nos Estados Unidos.

    Na versão falada em inglês, Pratt faz a voz de Emmet, minifigura comum do universo Lego. Trabalha numa construção, mas, por acidente, é confundido com o aguardado herói que enfrentará um tirano.

    Para ajudá-lo nessa tarefa, aparecem a mocinha Wildstyle e vários personagens de outros universos, como Batman, Mulher-Maravilha e Superman -todos em minifiguras Lego.

    Diretores também de "Tá Chovendo Hambúrguer" (2009), Phil Lord e Chistopher Miller fizeram a maior parte da animação em "stop motion", fotografando cenários e cerca de 20 milhões de peças -as fotos, exibidas na sequência, dão ideia de movimento.

    Mas uma pequena parte das imagens foi criada em computadores. "Não queremos que o espectador saiba o que é real e o que é digital", disse Lord.

    Está feito o desafio: veja "Uma Aventura Lego" e tente descobrir o que não é foto de cenário e peças. Já adianto: não vale dizer que o mar é digital. Essa é a parte mais fácil de adivinhar.

    SÉRGIO RIZZO viajou a convite da Warner

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024