• Folhinha

    Thursday, 02-May-2024 16:27:39 -03

    Sem chuvas em SP, também pode faltar luz; saiba como economizar água

    EDUARDO GERAQUE
    DE SÃO PAULO

    15/03/2014 00h01

    A água que sai da torneira percorre um longo caminho, desde o local em que fica armazenada, até a caixa de água das casas. Apesar de não parecer, esse líquido tão importante pode acabar, principalmente se as chuvas sobre as represas e rios sumirem por um bom tempo.

    Neste ano, praticamente metade dos moradores da região metropolitana de São Paulo poderá ficar sem água se as chuvas não atingirem umas represas perto da divisa com o Estado de Minas Gerais.

    Como há quase 9 milhões de pessoas (quase 90 estádios do tamanho do Maracanã totalmente lotados) que usam água desses reservatórios, que não estão recebendo muitas chuvas desde o final de 2012, a água estocada lá tem baixado bastante. Imagine uma gigantesca piscina com água só para molhar os pés.

    Pelas contas do governo e dos estudiosos, as represas poderão ficar quase totalmente secas até setembro, se a chuva não voltar à região.

    SEM VIDEOGAME

    O problema da falta de chuva também pode provocar a falta de luz em casa. Isso porque a água que circula pelos grandes rios movimenta máquinas. O funcionamento dessas engrenagens gera a energia elétrica que, depois de percorrer cabos e fios, chega às tomadas.

    Para ter água no chuveiro e energia para o videogame, é preciso que chova mais. Mas todos podem também ajudar.

    As previsões do tempo mostram que deve chover nas próximas semanas, mas não de forma suficiente para recuperar as represas, o que deve ocorrer mais para o fim do ano. É preciso, então, economizar água. Se toda a população colaborar, isso vai ajudar as torneiras a não ficarem secas de uma vez.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Dicas para economizar água

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024