• Folhinha

    Saturday, 27-Apr-2024 07:25:27 -03

    Cópia de 'Carros', filme 'Aviões' volta aos cinemas

    BRUNO MOLINERO
    DE SÃO PAULO

    12/07/2014 00h01

    O aviãozinho Dusty estreou nos cinemas, em 2013, com dois problemões para enfrentar.

    No primeiro "Aviões", da Disney, ele tinha um baita medo de altura -algo meio complicado para quem sonhava em ser um avião de corrida. Depois, logo começaram as comparações com o veloz Relâmpago McQueen, dos dois filmes "Carros", também produzidos pela Disney.

    Dusty resolveu a fobia de altura no primeiro longa e aparece fazendo piruetas no filme "Aviões 2 - Heróis do Fogo ao Resgate", que estreia na quinta-feira (17).

    Mas como a vida do personagem (e a da maior parte dos heróis do cinema) tem sempre um problema à vista, ele ganha um novo pepino no segundo filme: seu motor quebrou, e o aviãozinho destemido não poderá voar tão rápido.

    A solução? Deixar as corridas de lado e virar um avião bombeiro em um parque, onde vai aprender a combater incêndios.

    Fora isso, nada muda. No lugar de aviões de corrida, entra uma turma que luta contra o fogo. No posto da cantora Ivete Sangalo, que dublou uma personagem no primeiro filme, aparece Tatá Werneck na voz de uma fã de Dusty. Mas nada de pensar que o avião de Tatá é um piadista.

    "Fiquei o mais próximo da voz original, em inglês. Tentei fazer uns sons engraçadinhos, não previstos, mas não deixaram", contou a atriz e humorista.

    Se Tatá não é responsável pelo humor do filme, a dublagem tentou inovar. Há referências ao Rei do Camarote, que fez sucesso na internet, e à música "Beijinho no Ombro". Tem até avião dizendo "Sabe de nada, inocente".

    Já a comparação com McQueen continua. "Aviões" é quase uma cópia de "Carros" (veja abaixo), apesar de Dusty não ter o carisma de McQueen. Uma cópia até divertida, mas que dificilmente alçará voos tão altos quanto os dos primos automóveis.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024