• Folhinha

    Sunday, 19-May-2024 00:14:11 -03

    Fotógrafo retrata crianças imigrantes de 170 países que vivem em Nova York

    BRUNO MOLINERO
    DE SÃO PAULO

    19/08/2014 07h40

    Não é à toa que Nova York é conhecida como a capital do mundo. Para mostrar um pouco da diversidade da cidade, o fotógrafo americano Danny Goldfield lançou o projeto "NYChildren", em que pretende fotografar uma criança de cada país do planeta, mas que estejam morando em Nova York.

    "A ideia surgiu em 2003, andando por bairros desconhecidos, organizações de serviço ao imigrante, centros comunitários, restaurantes e outros lugares. Acabei encontrando crianças e famílias de diversos países diferentes, todas vivendo em Nova York", contou o fotógrafo, por e-mail, à "Folhinha".

    Para participar das fotos, a criança precisa ter 12 anos ou menos, morar em Nova York, mas ter nascido em outro país (ou, então, ter nascido nos Estados Unidos, mas ser filha de pais imigrantes). Embora tenha conseguido 170 participantes, ainda faltam meninos dos Emirados Árabes Unidos, Coreia do Norte, Andorra, Moçambique e de outras 20 nações.

    O Brasil logo entrou na série."Encontrei Aline, que saiu de Fortaleza para tentar a vida em Nova York, no bairro Queens. Fotografei suas duas filhas, Rebecca e Deborah. O que ela desejava para as meninas era o mesmo que pais de todos os lugares do mundo querem para seus filhos: saúde, muito amor e oportunidades para uma vida plena", diz Goldfield.

    Depois de trabalhar com os pequenos, Danny está agora desenvolvendo um projeto com idosos centenários nos Estados Unidos. "O plano é viajar pelos 50 estados e fotografar, em cada um, uma mulher e um homem com mais de cem anos. Juntas, essas fotos representarão mais de 10 mil anos de vida!", adianta. "O 'NYChildren' e a nova série, que vai se chamar 'To Live 10,000 Years', são uma maneira de explorar o início e o fim da vida."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024