• Folhinha

    Monday, 29-Apr-2024 10:22:00 -03

    Tendência a engordar pode depender da alimentação da mãe

    REINALDO JOSÉ LOPES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    30/08/2014 00h01

    O que é mais importante para fazer de você a pessoa que é hoje: a "receita" para construir seu corpo, presente no DNA que você herdou dos seus pais, ou as influências do mundo ao seu redor, como a comida que come, os amigos da escola ou o país onde você nasceu?

    Essa é a grande pergunta do livro "Quem Sou Eu?", de Richard Walker, e a resposta dada pelo autor, embora pareça coisa de gente que gosta de ficar em cima de muro, é a correta: as duas coisas, claro.

    Isso porque Walker mostra como uma série de fatores, alguns que já "vêm de fábrica", outros que dependem do ambiente no qual a gente cresce, interagem para construir a identidade de cada pessoa.

    Só para dar um exemplo: É verdade que algumas pessoas têm tendência natural a ser mais cheinhas ou mais magrelas, mas isso também pode depender, por exemplo, do que a mãe (ou até a avó!) dessa pessoa costumava comer quando estava grávida.

    Da mesma maneira, parece que a inteligência é, em parte, uma coisa que a gente herda da família, mas é possível ampliar muito a potência da nossa cabeça com "ginástica" -fazendo palavras cruzadas, aprendendo uma nova língua ou jogando xadrez, entre outras coisas.

    O livro explica, com belas ilustrações e linguagem relativamente simples, como essas peças do quebra-cabeça humano se juntam, levando em conta não apenas DNA, alimentação e inteligência como também nossas emoções, a vida em sociedade e as diferenças entre meninos e meninas.

    Divulgação

    Lê-lo é um ótimo jeito de perceber -se é que você ainda não percebeu- que máquina complicada e maravilhosa você é.

    "QUEM SOU EU?"
    AUTOR Richard Walker (tradução Mathias de Abreu Lima Filho)
    EDITORA Girassol
    PREÇO R$ 39,90
    INDICAÇÃO a partir de 10 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024